Tecnologias educacionais na educação superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privada
View/ Open
Date
2023-03-16Primeiro coorientador
Nogueira, Vanessa dos Santos
Primeiro membro da banca
Medeiros, Liziany Müller
Segundo membro da banca
Zancan, Silvana
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) e ao INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e
Sociedade, discute dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais que
envolvem questões educacionais relacionadas à formação docente na educação
superior no Brasil. Especificamente, ao uso das tecnologias de comunicação e
informação, considerando o contexto do Ensino Remoto (ERE) durante a pandemia
da Covid-19. Disso emerge o problema que se desdobra nas seguintes questões
de pesquisa: Quais as políticas públicas que balizaram a formação de professores
na Educação Superior durante a pandemia? De que maneira as políticas públicas e
institucionais contemplam a utilização das tecnologias educacionais na formação de
professores? Quais os limites e potencialidades das tecnologias educacionais na
ação docente, considerando o contexto do ensino remoto? Como é possível
aproveitar as experiências vivenciadas neste período pelos docentes para
incrementar suas práticas futuras? Assim, objetiva investigar a utilização das
tecnologias educacionais na Educação Superior, e seus desdobramentos, a partir
do contexto do Ensino Remoto e das políticas de formação de professores. Como
referencial apresenta os marcos teóricos e legais da implementação de políticas
públicas para a Educação Superior e traz elementos que procuram contribuir com o
debate sobre a formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo documental que foi realizada no âmbito da Faculdade de
Ciências da Saúde - SOBRESP, com docentes que operacionalizam o processo de
adesão ao ensino remoto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental,
amparada em uma revisão de literatura sobre o tema, além da análise dos dados
de uma pesquisa institucional realizada com os docentes durante o período
pandêmico. Deste trabalho originou-se o produto que consiste em um curso
oferecido aos docentes no MOODLE, considerando as demandas apresentadas
pelos professores de integrar as tecnologias em suas práticas.
Collections
The following license files are associated with this item: