O papel do pedagogo na gestão da educação infantil: um estudo acerca de concepções e práticas escolares
Abstract
A educação infantil, bem como a infância, nem sempre foram reconhecidas como etapas importantes na vida do ser humano. Houve muita luta para que a educação infantil conquistasse seu espaço na sociedade como instituição com caráter formativo. No entanto, ainda há um caminho longo para ser percorrido, para que de fato as pessoas compreendam a importância da educação da primeira infância, e para que o trabalho realizado nestas instituições tenha a qualidade que é necessária para que o direito à educação das crianças seja de fato efetivado. O presente estudo objetivou compreender as relações que são estabelecidas e os fatores que regem o trabalho na gestão escolar da educação infantil em escolas municipais das cidades Rio-Grandenses de Ernestina e Tapera, almejando especificamente esclarecer qual é o perfil dos gestores das instituições participantes da pesquisa, ressaltar a necessidade da realização de uma gestão democrática e participativa, revelando os desafios e as possibilidades existentes na gestão escolar, bem como explanar as possibilidades que a formação em Pedagogia oportuniza aos profissionais da equipe gestora, na gestão destas instituições. Foram abordadas questões referentes à gestão na educação infantil, fazendo um breve relato da caminhada histórica em busca do reconhecimento deste espaço educativo, analisando o importante papel exercido pela equipe gestora na realização do trabalho desta instituição, bem como as atribuições que o profissional formado no curso de Pedagogia pode exercer nesta esfera da organização institucional. Através da pesquisa, evidencia-se a importância atribuída ao trabalho da equipe gestora, bem como a busca pela efetivação de uma gestão participativa e democrática, em uma esfera que prioriza o trabalho coletivo, em prol de uma educação de qualidade.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]