Políticas públicas para educação infantil: desafios e possibilidades da gestão no contexto da prática pedagógica com bebês
View/ Open
Date
2023-03-29Primeiro membro da banca
Segat, Taciana Camara
Segundo membro da banca
Souza, Daiane Lanes de
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação de Mestrado em Educação tem por objetivo geral compreender como os professores de Educação Infantil, de uma escola pública municipal de Educação Infantil do município de Santa Maria, criada a partir do programa PROINFÂNCIA, organizam sua prática pedagógica, considerando o lugar dos bebês, assim como, os espaços e as possibilidades direcionadas para a turma de Berçário da escola. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, do tipo Estudo de Caso, por estudar aspectos característicos do objeto de pesquisa. A coleta de dados foi realizada a partir da observação participante e entrevista semiestruturada. A análise dos dados foi realizada pela análise de conteúdo, quando foram categorizadas as informações e narrativas dos professores de Educação Infantil, sujeitos de pesquisa. Para contextualização da pesquisa foram utilizados documentos legais que orientam as políticas públicas e educacionais como: A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017a), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e o Documento Orientador Curricular do território de Santa Maria (SANTA MARIA, 2019). Os estudos que sustentam esta pesquisa estão baseados em reflexões de aportes teóricos de autores como Barbosa (2006, 2010), Horn (2004), Fochi (2013, 2015), Gobatto (2011), Oliveira (2019), Rinaldi (2012). Entende-se que embora haja uma desinformação sobre as políticas públicas atuais direcionadas à etapa da Educação Infantil, a compreensão sobre como os bebês aprendem está relacionada às proposições legais. Observou-se que a prática pedagógica com bebês, por parte de algumas professoras ainda está carregada de ações que priorizam o cuidar, a partir da preocupação baseada nos cuidados de higiene e alimentação, enquanto outras priorizam o educar, baseadas em ações que partem dos interesses e curiosidades dos bebês, que respeitem o ritmo de cada um, e despertem suas potencialidades.
Collections
The following license files are associated with this item: