Práticas educativas e as inter-relações no ensino de história: metodologias ativas em sala de aula através da educação histórica
View/ Open
Date
2023-04-27Primeiro membro da banca
Reis, Cristiane Medianeira da Silva
Segundo membro da banca
Nicolini, Cristiano
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente dissertação de mestrado refere-se a uma pesquisa desenvolvida junto ao programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cujo objetivo é realizar
uma análise sobre o Ensino de História na educação básica e a construção da memória e da
consciência histórica durante o processo ensino-aprendizagem, vinculada às práticas pedagógicas
interligadas com o uso das metodologias ativas. As Metodologias Ativas constituem em alternativas
para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, carregadas de benefícios e desafios para
os professores. Assim, objetiva-se compreender como o Ensino de História na educação básica,
especificamente nos anos finais do ensino fundamental II, tem acentuando a necessidade de
problematizar a educação histórica, a memória e a consciência histórica por meio da valorização do
componente curricular através de práticas pedagógicas associadas às Metodologias Ativas. Considerase que as práticas educativas vinculadas às Metodologias Ativas favorecem o processo de ensino
aprendizagem do aluno visto que é de suma importância conectar o aluno a aula, e vice versa, porém a
educação brasileira vem sofrendo sérias alterações, sendo a última a implementação da Base Nacional
Curricular Comum (BNCC), na qual se percebe uma negação às políticas públicas educacionais,
alterando o formato na educação emancipatória. A problemática central desta pesquisa está na questão:
Como as Metodologias Ativas são utilizadas no Ensino de História e podem influenciar na construção
da memória e consciência histórica dentro da educação básica? A metodologia da pesquisa possui
caráter de investigação teórica e qualitativa, pautada na corrente da Educação Histórica, por meio do
uso de questionário para levantamento de dados empíricos como instrumento de pesquisa, assim
analisando a práxis dos docentes e da aplicação de Metodologias Ativas, com suas possibilidades e
fragilidades. Dessa forma, esta pesquisa, enquadrada na Linha de Pesquisa “LP2: Políticas públicas
educacionais, práticas educativas e suas interfaces“, do PPGE/UFSM, possibilita uma reflexão sobre o
processo de construção do Ensino de História e das metodologias utilizadas em sala de aula que visam
construir um educando consciente e crítico, contextualizando os conteúdos desenvolvidos com a
realidade escolar e de sua comunidade. A análise do questionário permitiu compreender a interrelação entre a prática em sala de aula e a relação comunidade escolar e o meio em que vive. A
importância do processo de ensino-aprendizagem relaciona-se, assim, com a prática docente,
viabilizando a valorização do Ensino de História e aproximando a realidade da educação no Brasil a
todos os sujeitos envolvidos, não apenas para as camadas sociais ainda capazes de romper com o
desmonte da educação e a alteração nas políticas públicas.
Collections
The following license files are associated with this item: