Práticas educativas no ensino de ciências no Bosque Municipal Jary Antônio Linck – Tenente Portela/RS
Fecha
2023-03-31Primeiro membro da banca
Goldschmidt, Andréa Inês
Segundo membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As áreas verdes existentes nos espaços urbanos tornam-se cada vez mais limitadas, há que se aproveitar estes ambientes para o desenvolvimento de práticas educativas nestes espaços não formais de ensino. A presente pesquisa no Bosque Municipal Jary Antônio Linck de Tenente Portela – RS, surge da necessidade de valorização deste ambiente como estratégia para o desenvolvimento de conhecimentos científicos, criando nos alunos os vínculos com a natureza, reforçando o papel social deste espaço público, estimulando o sentimento de pertencimento em relação a esta área verde urbana. O ambiente em seu contexto cria estímulos que permeiam muitas sensações e aprendizados, favorecendo o desenvolvimento de práticas inovadoras, utilizando-o como recurso didático para aproximar os conteúdos aos conceitos trabalhados, relacionando-o as unidades temáticas da Base Nacional Comum Curricular. O objetivo da pesquisa é analisar possibilidades de utilização de uma área verde urbana para o desenvolvimento e aprimoramento de práticas educativas no ensino de Ciências. A pesquisa centra-se nos alunos do 5º ano, de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tenente Portela – RS. A metodologia proposta é a natureza qualitativa, tipo pesquisa-ação, o professor, por meio das práticas docentes que desenvolve, busca otimizar o ensino de Ciências neste contexto. A pesquisa está organizada em dois capítulos e suas ações potencializam o Bosque como espaço não formal, seguido de pressupostos teóricos que norteiam o desenvolvimento de práticas educativas eficazes. Dentre as atividades desenvolvidas no Bosque, realizou-se a construção do terrário a partir da coleta de materiais como terra, pedras, folhas, plantas de pequeno porte, permitindo identificar e relacionar os conceitos dos níveis de organização do ecossistema; ambiente de leitura em Ciências, por meio de leituras da revista Ciência Hoje e livros literários, no intuito de reconhecer o Bosque como um local que permite o desenvolvimento de práticas de leitura, aperfeiçoando o vocabulário, aguçando o potencial cognitivo, criativo e da escrita. A partir do resgate de memórias, remeteu-se, às lembranças das atividades desenvolvidas no bosque, possibilitando aos alunos relembrar as vivências através de dinâmica de representações de desenhos e produção textual. Os dados coletados indicam que o Bosque é um ambiente promissor para desenvolver atividades práticas contextualizadas, integrando o currículo escolar com significados importantes que serão eternizados no processo ensino-aprendizagem.
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