Um modelo de gestão em um centro de línguas
Abstract
Sejam quais forem as razões - econômicas, sociais, comerciais - a necessidade de
se estudar outro idioma é muito importante hoje em dia num mundo tão globalizado.
Conhecer um idioma estrangeiro significa ter acesso a uma cultura diferente. São
valores, tradições e maneiras de pensar às vezes completamente diferentes
daqueles em que vivemos. Neste sentido, esta pesquisa mostra que aprender novas
línguas amplia horizontes e ajuda a abrir as portas do mundo das tecnologias e do
trabalho. Na pesquisa, objetivou-se averiguar as contribuições que o projeto de
línguas estrangeiras “Falando com a comunidade” teve na vida dos jovens
adolescentes da periferia da cidade de Fortaleza- CE, em seguida foi apresentado o
Centro de Línguas que o concretizou. Apresentou-se também à luz da
Constituição/88 e da LDB 9394/96 a gestão democrática participativa como o
caminho para democratizar e legitimar a educação. Para tanto, a investigação
apoiou-se num estudo bibliográfico e empírico, de pesquisa qualitativa, onde foram
aplicados questionários para compreender melhor o impacto social do projeto.
Foram percebidas a participação e mudanças significativas na vida dos participantes
do projeto. Infelizmente constatou-se que a paralisação do projeto foi devido à falta
de orçamento e de uma gestão que buscasse, politicamente, esses recursos
financeiros.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]