Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática
Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática
Envíos recientes
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Sensacionalismo, espetacularização e jornalismo popular: estratégias na disputa pelo leitor entre A Razão e Diário de Santa Maria - Uma observação sobre o caso da esquartejada –
(2006-12-15)Considerando que todo jornal impresso é uma empresa, e que uma empresa para se manter no mercado precisa de consumidores para seus produtos, acredita-se que desde meados de 2002 existe uma disputa pelo leitor em Santa ... -
As organizações sociais no espaço midiatizado: os suportes digitais como meios e estratégias de representação organizacional
(2006-11-30)Este ensaio teórico visa situar o estudo da representação das organizações sociais no espaço midiatizado. Ao retomar conceitos como representação, espaço midiatizado e campo dos media, constatamos que a fisiologia da ... -
Recepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerante
(2006-12-07)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero cinematográfico. A metodologia escolhida ... -
Estudo da audiência feminina de classe popular do Programa Ponto e Contra Ponto
(2007-02)O presente trabalho procura analisar a audiência feminina, de classe popular, do Programa Ponto e Contra Ponto, da Rádio Noroeste AM, de Santa Rosa. O estudo busca a compreensão do caráter informativo/jornalístico do ... -
O negro e a mídia: recepção da telenovela por integrantes do Movimento Negro de Santa Maria
(2007-01-17)Como a identidade étnica e a militância social servem de mediadores na recepção da telenovela é a problemática central da pesquisa, que se baseou nas teorias latino-americanas de recepção e estudos sobre a identidade étnica. ... -
Mídia e responsabilidade social empresarial
(2007-01-19)Este artigo apresenta reflexões sobre a mídia como legitimadora das organizações através do tema responsabilidade social. Por meio da aplicação de questionários aos jornalistas da mídia impressa de Santa Maria/RS, Diário ... -
Conteúdos televisivos locais no break comercial: uma estratégia no sistema de rede
(2006-12-05)O artigo trata da regionalização de conteúdos televisivos. Para emissoras que dispõem de tempo bastante limitado para veiculação de programação local, a produção de “programetes” exibidos no break comercial apresenta-se ... -
O texto icônico: elementos morfológicos e suas significações na publicidade
(2006-12-20)A publicidade constitui-se num amplo espaço discursivo de persuasão. Através da composição de sua imagem, componente fundamental do dispositivo de enunciação publicitário, produz estrategicamente efeitos de sentido e ... -
O discurso como estratégia de comunicação e legitimação da Igreja Católica
(2006-12)A Igreja Católica, como instituição religiosa predominante na América Latina, vem utilizando, em veículos de comunicação dirigida, uma retórica voltada para o conhecimento científico e comprometida com o social, objetivando ... -
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
(2007-01-19)Este estudo tem como objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da comunicação como difusora de mudanças culturais entre os públicos das organizações que adotam a responsabilidade social ... -
Comunicação institucional e internet: novos espaços na relação sujeito-instituição
(2006-12-20)Este artigo visa compreender as relações que se estabelecem entre públicos e organizações diante dos novos espaços de interação/comunicação proporcionados pela Internet. Pressupondo que esses espaços contribuem com a ... -
O uso da internet na comunicação institucional
(2006-12-20)O presente artigo trata do uso de estratégias de comunicação e de sua importância no sentido de maximizar a interação entre a instituição e seus públicos. Os processos comunicacionais que possuem como suporte as redes ... -
A violência no agendamento do cinema brasileiro
(2007-01-22)No início da década de 90, a periferia passou a participar da temática dos bens simbólicos produzidos no Brasil. Como conseqüência deste comportamento, o cinema brasileiro tem explorado em seus filmes a violência oriunda ... -
Imagem institucional: uma avaliação da visibilidade da URI – Campus de Santo Ângelo nos jornais A Tribuna e das Missões
(2007-12-26)Este estudo tem como objetivo analisar a imagem institucional a partir de editoriais publicados na mídia impressa santo-angelense. Parte do pressuposto que a visibilidade e as representações feitas pela mídia fazem parte ... -
Infografia e jornalismo na web: sistematização dos elementos que constituem infográficos
(2006-03)O presente texto preocupa-se em sistematizar questões básicas e fundamentais acerca da infografia produzida e veiculada em produtos jornalísticos da web, pois entende-se que tal objeto de estudos está situado numa zona de ... -
A comunidade do comunitário: a apropriação da noção de comunitário na sociedade midiatizada
(2006-12-21)O presente artigo constitui-se no trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Comunicação com Ênfase em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo bibliográfico, que teve ... -
Avaliação da usabilidade da interface do site FACOS/UFSM
(2007-01-31)Testes de usabilidade permitem conhecer como ocorre a interação entre o usuário e o sistema, permitindo avaliar o grau de eficácia, eficiência e satisfação da relação entre usuário e sistema. Este artigo, no primeiro ... -
Desmascarando a objetividade jornalistica: análise da cobertura de Veja no Referendo do Desarmamento
(2006-12-01)Desde que o jornalismo brasileiro importou o padrão norte-americano de imprensa, baseado nos princípios de objetividade e imparcialidade, que jornalistas, empresas de comunicação e parte da sociedade perseguem a separação ... -
Fotografia: objeto de memória
(2007-01-18)Fotografia é uma técnica de gravação de imagem - imagem fotográfica - através da qual é possível ver objetos e pessoas que não se veriam de outra maneira. A fotografia dá forma a sentimentos, cenas, lembranças, passado e ... -
A influência do poder hierárquico nas assessorias de imprensa e seu reflexo no campo midiático
(2007-01-17)A correlação entre a comunicação nas organizações e a cultura organizacional, bem como a compreensão dos fatores de seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas, por parte das assessorias de imprensa, configura ...