Navegação Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização por orientadores "Salva, Sueli"
Itens para a visualização no momento 1-10 of 10
-
Alunos das séries finais do ensino fundamental migrando cada vez mais jovens para modalidade EJA e PROEJA
(2011-10-22)A presente monografia foi desenvolvida no período de maio de 2010 a outubro de 2011 junto ao Centro de Educação no Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de ... -
Gestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantil
(2016-09-23)Este trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise ... -
Tem hora pra tudo?
(2013-07-13)Este artigo tem como objetivo refletir a respeito das relações de gênero e sexualidade na educação infantil e surge das observações realizadas na EMEI Vila Jardim, através de momentos de observações, questionamentos e ... -
O brincar no currículo da educação infantil
(2013-09-13)Este trabalho apresenta um estudo reflexivo sobre a importância do brincar no currículo da Educação Infantil, com destaque a crianças da Pré -escola, enfatizando a mediação do educador neste processo. Para o desenvolvimento ... -
Literatura infantil e Programa Nacional do Livro e do Material Didático(PNLD) na educação infantil: quando um retrocesso tenta ser disfarçado
(2021-05-20)Esta monografia integra-se à linha de pesquisa LP2 - Gestão Pedagógica Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Aborda o tema da Literatura Infantil e ... -
A criança na educação infantil e o pensamento lógico-matemático: o que dizem as professoras
(2016-09)A questão que a construção do pensamento lógico-matemático em crianças na Educação Infantil vem provocando muitas indagações a respeito do tema. Sendo assim, o trabalho de pesquisa apresentado tem como objetivo principal ... -
Narrativas de professores/as da educação infantil sobre as questões de gênero nas práticas pedagógicas
(2021-06-24)Este estudo objetiva compreender as percepções sobre gênero elaboradas por professores da Educação Infantil, de que modo são pensadas suas práticas pedagógicas para as crianças e se tais práticas possibilitam problematizar ... -
Mulheres com idade mais avançada e a Inserção no PROEJA
(2011-10-24)A experiência que adquiri com um grupo de mulheres trabalhadoras, do lar e com filhos que, após longo afastamento, retornaram à escola, através da EJA – Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Estadual de Educação ... -
“Meninas não gostam de carros, meninos não prestam atenção”: identidades de gênero no contexto escolar
(2018-08-17)Este estudo está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e à linha de pesquisa LP2-Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Tem como ... -
"Uaauuuu! o que houve aqui profe?" experiências enriquecedoras no contexto da educação infantil do IEEOB
(2016-09-09)O presente trabalho apresenta a reflexão da prática educativa desenvolvida no contexto da Educação Infantil do Instituto Estadual de Educação do Olavo Bilac (IEEOB), evidenciando quais intervenções pedagógicas que podem ...