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dc.contributor.advisorNeto, Nelson Knak
dc.creatorAvellar, João Gabriel Silva de
dc.date.accessioned2023-08-21T18:54:36Z
dc.date.available2023-08-21T18:54:36Z
dc.date.issued2023-07-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30018
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul, Curso de Engenharia Elétrica, RS, 2023.por
dc.description.abstractAs the concern with greenhouse gases emission increases, less pollutent alternatives are explored amongst various productive sectors in society. According to studies, around 15% of the global greenhouse gases emission comes from the transport sector, causing an increase in the development of environmentally cleaner means of transport. As such, electric vehicles (EVs) are highlighted as possible alternatives, which are passing through an increased adherence in the world’s biggest markets. However, according to the International Agency of Energy, this adherence will be limited as long as there is no diffusion of safe and efficient charging structure. Additionally, in order to improve the efficiency of these charging structures, it is vital to understand their dynamics. Therefore, this present work aims to develop a methodology for load curve modelling of fast charging stations in highways, emphasising in the definition of the vehicle’s state of charge utilizing its length traversed. To this end, the programming software Matlab will be used. As such, it is seeking to present a methodology for load projection in fast charging stations in order to allow distribution system’s operators higher precision in its planning, therefore increasing the general efficiency. The following work presents its objectives, its boundaries and contributions, a referential framework, the methodology used and an analysis of the results obtained. Beyond this, a study case is done according to the highway BR-216, more specifically in its Pelotas-Torres stretch, and it the load curves obtained are analysed.eng
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstações de Recarga Rápidaspor
dc.subjectCurva de Cargapor
dc.subjectSimulação de Monte Carlopor
dc.subjectFast Charging Stationseng
dc.subjectLoad Curveeng
dc.subjectMonte Carlo Simulationeng
dc.titleMetodologia para modelagem de curva de carga de estações de recarga rápida em rodovias considerando estado de cargapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localCachoeira do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Elétricapor
dc.description.resumoCom a crescente preocupação mundial com a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs), alternativas menos poluentes são exploradas em vários setores produtivos da sociedade. De acordo com pesquisas, cerca de 15% da emissão mundial de GEEs vêm do setor de transporte, fazendo-se assim necessária uma maior procura por meios de transporte mais limpos para o meio ambiente. Dentre as possíveis alternativas, destacam-se os Veículos Elétricos (VEs), que estão em u processo de adesão cada vez mais ampla nos maiores mercados do mundo. Entretanto, de acordo com a Agência Internacional De Energia, esse crescimento continuará limitado enquanto não houver a difusão de estruturas de carregamento eficientes e seguras. Ademais, no intuito de se garantir a eficiência dessas estruturas de recarga, é de vital importância o conhecimento de suas dinâmicas. Dessa forma, o presente trabalho busca desenvolver uma metodologia para a modelagem da curva de carga para estações de recarga rápida para Veículos Elétricos (VEs) em rodovias, dando ênfase na definição de um estado de carga do veículo partindo de sua distância percorrida. Para isso, será utilizado o software de programação Matlab. Com isso, busca-se apresentar uma metodologia para a projeção de carga de estações de recarga no intuito de permitir aos operadores do Sistema Elétrico de Potência uma maior precisão no planejamento do sistema, aumentando assim a sua eficiência. Com isso, o presente trabalho demonstra que as estações demandam uma potência considerável de sistemas de distribuição, além de serem preditas conforme a dinâmica rodoviária ao redor da mesma.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeUFSM Cachoeira do Sulpor


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