Metodologia para modelagem de curva de carga de estações de recarga rápida em rodovias considerando estado de carga
Abstract
Com a crescente preocupação mundial com a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEEs),
alternativas menos poluentes são exploradas em vários setores produtivos da sociedade.
De acordo com pesquisas, cerca de 15% da emissão mundial de GEEs vêm do setor de
transporte, fazendo-se assim necessária uma maior procura por meios de transporte mais
limpos para o meio ambiente. Dentre as possíveis alternativas, destacam-se os Veículos
Elétricos (VEs), que estão em u processo de adesão cada vez mais ampla nos maiores
mercados do mundo. Entretanto, de acordo com a Agência Internacional De Energia, esse
crescimento continuará limitado enquanto não houver a difusão de estruturas de carregamento eficientes e seguras. Ademais, no intuito de se garantir a eficiência dessas estruturas de recarga, é de vital importância o conhecimento de suas dinâmicas. Dessa forma,
o presente trabalho busca desenvolver uma metodologia para a modelagem da curva de
carga para estações de recarga rápida para Veículos Elétricos (VEs) em rodovias, dando
ênfase na definição de um estado de carga do veículo partindo de sua distância percorrida.
Para isso, será utilizado o software de programação Matlab. Com isso, busca-se apresentar uma metodologia para a projeção de carga de estações de recarga no intuito de permitir
aos operadores do Sistema Elétrico de Potência uma maior precisão no planejamento do
sistema, aumentando assim a sua eficiência. Com isso, o presente trabalho demonstra
que as estações demandam uma potência considerável de sistemas de distribuição, além
de serem preditas conforme a dinâmica rodoviária ao redor da mesma.
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