Escola e as mídias: possibilidades de atuações
Abstract
O presente trabalho tem a intenção de refletir sobre o uso crítico, criativo e transformador da mídia na educação escolar. Portanto, centra o foco nas relações entre ensino e tecnologia na tentativa de compreender como estas relações tem se efetivado ao longo do tempo e como elas podem contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem. Nesta perspectiva, é preciso pensar qual é o papel dos educadores e como poderão atuar e contribuir no desenvolvimento do senso crítico dos alunos. Somando a isso, a pesquisa discute o crescente desenvolvimento das tecnologias da informação, que alteram a percepção do homem sobre o tempo e os modos de gestão a educação. A sociedade da informação reconfigura o ensino dentro e fora das escolas e o educador hoje vem se configurando como personagem crítico na proposição de desafios para que os alunos sintam-se estimulados a aprender, com conteúdos contextualizados com a realidade em que vivem. Para a construção desse trabalho foi empregada uma revisão bibliográfica, bem como currículos de cursos universitários ligados a educação, e processos de escrita informal como blogs, usados para traçar o panorama das discussões sobre a mídia. Assim, percebe-se como a presença de um professor que saiba trabalhar com os meios atuais de comunicação pode tornar sua aula mais aprazível, e como o coletivo é indispensável para o crescimento da educação em todos os níveis.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]