Gestão educacional e formação de professores: uma reflexão diante dos novos paradigmas do cenário educacional
Fecha
2011-09-16Autor
Madureiro, Maria do Carmo Carvalho
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente estudo consiste em discutir a concepção de Gestão no contexto da educação brasileira, considerando ser um novo paradigma para os processos de administração educacional e escolar. Apresentamos alguns aspectos históricos e conceituais da construção do atual modelo de gestão educacional, em suas características e princípios procurando diferenciá-lo da conceituação de administração. O objetivo desse trabalho é discutir a formação de professores no contexto atual da Gestão dos processos educacionais, uma vez que, perpassamos por mudanças significativas na educação a partir desse novo paradigma. Procuramos entender o debate atual da formação de professores, do movimento docente brasileiro, a partir de uma discussão curricular, histórica e conceitual. Este estudo, de cunho bibliográfico utilizou se dos seguintes autores como referência LÜCK (2010), RIBEIRO (2010), REGO e MELLO (2004), PASSOS (2007), MOREIRA (2001) e DRABACH e MOUSQUER (2011). O estudo ora realizado evidencia a necessidade de um novo paradigma para a formação docente, com ênfase em princípios norteadores.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]