Recriação de Sonoridades de Estúdios Analógicos em Gravações Modernas Feitas em Home Studio
Resumen
O objetivo desta monografia é produzir, em um ambiente de home studio, uma música
inédita, de composição própria, que reproduza sonoridades de gravações
originalmente realizadas em estúdios analógicos, com o foco em produções dos anos
60 e 70. Isso significou investigar os processos envolvidos em uma gravação que
utiliza equipamentos analógicos, entender quais são as marcas que estes deixam nos
sons e por que algumas dessas informações podem ser úteis, mesmo se aplicadas
em um ambiente digital. Para este último, analisar a abordagem de artistas e
engenheiros de áudio contemporâneos também foi um procedimento importante. O
trabalho é escrito em forma de relato de experiência, método que consiste em uma
descrição reflexiva, baseada em informações obtidas durante um processo de
investigação em que o autor tem papel ativo em cada estágio. Descobriu-se que,
apesar de possuírem funcionalidades e controles limitados, quando comparados a
outras ferramentas digitais, os plugins baseados em equipamentos analógicos são
uma forma prática de se alcançar sonoridades similares às que são imprimidas pelos
equipamentos reais. Além disso, existe também o resgate de uma prática lúdica que
torna, a meu ver, a produção musical mais divertida e intuitiva, que incentiva o uso
dos ouvidos, ao invés dos olhos. É possível, portanto, aproveitar o controle preciso
que as ferramentas do mundo digital nos permitem; e, ao mesmo tempo, resgatar os
sons presentes nas nossas músicas preferidas que, até hoje, agradam os nossos
ouvidos.