Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorSául, Tamine Santos
dc.date.accessioned2023-08-25T15:42:39Z
dc.date.available2023-08-25T15:42:39Z
dc.date.issued2023-06-28
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30084
dc.description.abstractThe present research has the general objective of understanding how the teachers of the Final Years, at Escola Marista Santa Marta, constitute and self(trans)form themselves as social educators, based on their immersion/emersion in the / with the reality experienced. Thus, the research problem emerges: how does the teacher at Escola Marista Santa Marta constitute themselves and become a self-(trans)forming Social Educator? The permanent self(trans)formation with the social educator(s) teachers occurred through the political-epistemological proposal of the Investigativeself(trans)formative Dialogical Circles and, the understanding and interpretation of the constructs occurred through Discursive Textual Analysis combined with philosophical hermeneutics. Ten Investigative-self(trans)formative Dialogical Circles were held, in which their movements made it possible to perceive some common aspects based on the life experiences and training of these subjects. As a construct of this research, two major themes emerged: School Social Education and Self(trans)training, allowing to trace some paths of understanding for school social education. The proposition of this thesis for Escola Marista Santa Marta is the continuity of Dialogic Investigativeself(trans)training Circles, as moments of permanent self(trans)formation of its teams, as well as the construction of a PPP for and with the school and community, based on the Freirean Thematic Approach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação social escolarpor
dc.subjectEducadora e educador socialpor
dc.subjectAuto(trans)formação permanente com docentespor
dc.subjectCírculos dialógicos investigativosauto(trans)formativospor
dc.subjectSchool social educationeng
dc.subjectEducator and social educatorpor
dc.subjectSelf- (trans)permanent training with teacherseng
dc.subjectInvestigative-self(trans)formative dialogic circleseng
dc.titleEducação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docentepor
dc.title.alternativeSocial education at Marist school Santa Marta: teacher's role and constitutioneng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas e deles na/com a realidade vivenciada. Assim, emerge o problema de pesquisa: como a(o) docente da Escola Marista Santa Marta vai se constituindo e se auto(trans)formando Educadora(or) Social? A auto(trans)formação permanente com as e os docentes educadoras(es) sociais ocorreu por meio da proposta político-epistemológica dos Círculos Dialógicos Investigativos-auto(trans)formativos e, a compreensão/interpretação dos constructos ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva aliada à hermenêutica filosófica. Foram realizados 10 Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, nos quais os seus movimentos possibilitaram perceber alguns aspectos comuns com base nas experiências de vida e formação desses sujeitos. Como constructo desta pesquisa, emergiram duas grandes temáticas: a Educação Social Escolar e a Auto(trans)formação e suas sub temáticas emergentes, permitindo traçar alguns caminhos de compreensão para a educação social escolar. Emergiram também dois novos movimentos: a Problematização/dinamização/sensibilização e, a Práxis curricular via Círculos Dialógicos Investigativos-auto(trans)formativos; uma nova dimensão: a emancipação e prática da liberdade e, ainda, as Manifestações dos obstáculos gnosiológicos, de onde surgiu como proposição dessa tese para a Escola Marista Santa Marta a continuidade dos Círculos Dialógicos Investigativosauto(trans)formativos, como momentos de auto(trans)formação permanente de suas equipes, bem como a construção de um PPP para e com a escola e comunidade, a partir da Abordagem Temática Freireana, da Práxis curricular via Círculos Dialógicos Investigativos-auto(trans)formativos e sua relação com Gohn a partir da Elaboração do Diagnóstico do problema, Elaboração preliminar da proposta de trabalho e do Desenvolvimento e complementação do processo de participação. Ainda, ressalta-se a importância da Análise Textual Discursiva aliada a hermenêutica para a identificação das temáticas geradoras e, por fim, defende-se alguns aspectos teórico-práticos para ser/tornar-se uma(um) educadora(or) social a partir de processos auto(trans)formativos: Inacabamento (Inconformismo/Insatisfação); Olhar, ouvir e cuidar; Afeto e diálogo; Realidade, reflexão, criticidade e posicionamento; Humanização e, Transformação social.por
dc.contributor.advisor1Henz, Celso Ilgo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841113239645760por
dc.contributor.referee1Gehlen, Simoni Tormohlen
dc.contributor.referee2Pereira, Thiago Ingrassia
dc.contributor.referee3Muenchen, Cristiane
dc.contributor.referee4Kronbauer, Luiz Gilberto
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0472734520402886por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.