Educação social na escola Marista Santa Marta: papel e constituição da(o) docente
View/ Open
Date
2023-06-28Primeiro membro da banca
Gehlen, Simoni Tormohlen
Segundo membro da banca
Pereira, Thiago Ingrassia
Terceiro membro da banca
Muenchen, Cristiane
Quarto membro da banca
Kronbauer, Luiz Gilberto
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente pesquisa tem como objetivo geral compreender como as(os) docentes dos
Anos Finais, da Escola Marista Santa Marta, constituem-se e se auto(trans)formam
educadoras(es) sociais, a partir da imersão/emersão delas e deles na/com a realidade
vivenciada. Assim, emerge o problema de pesquisa: como a(o) docente da Escola
Marista Santa Marta vai se constituindo e se auto(trans)formando Educadora(or)
Social? A auto(trans)formação permanente com as e os docentes educadoras(es)
sociais ocorreu por meio da proposta político-epistemológica dos Círculos Dialógicos
Investigativos-auto(trans)formativos e, a compreensão/interpretação dos constructos
ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva aliada à hermenêutica filosófica.
Foram realizados 10 Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos, nos
quais os seus movimentos possibilitaram perceber alguns aspectos comuns com base
nas experiências de vida e formação desses sujeitos. Como constructo desta
pesquisa, emergiram duas grandes temáticas: a Educação Social Escolar e a
Auto(trans)formação e suas sub temáticas emergentes, permitindo traçar alguns
caminhos de compreensão para a educação social escolar. Emergiram também dois
novos movimentos: a Problematização/dinamização/sensibilização e, a Práxis
curricular via Círculos Dialógicos Investigativos-auto(trans)formativos; uma nova
dimensão: a emancipação e prática da liberdade e, ainda, as Manifestações dos
obstáculos gnosiológicos, de onde surgiu como proposição dessa tese para a Escola
Marista Santa Marta a continuidade dos Círculos Dialógicos Investigativosauto(trans)formativos, como momentos de auto(trans)formação permanente de suas
equipes, bem como a construção de um PPP para e com a escola e comunidade, a
partir da Abordagem Temática Freireana, da Práxis curricular via Círculos Dialógicos
Investigativos-auto(trans)formativos e sua relação com Gohn a partir da Elaboração
do Diagnóstico do problema, Elaboração preliminar da proposta de trabalho e do
Desenvolvimento e complementação do processo de participação. Ainda, ressalta-se
a importância da Análise Textual Discursiva aliada a hermenêutica para a identificação
das temáticas geradoras e, por fim, defende-se alguns aspectos teórico-práticos para
ser/tornar-se uma(um) educadora(or) social a partir de processos
auto(trans)formativos: Inacabamento (Inconformismo/Insatisfação); Olhar, ouvir e
cuidar; Afeto e diálogo; Realidade, reflexão, criticidade e posicionamento;
Humanização e, Transformação social.
Collections
The following license files are associated with this item:
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Política de assistência social e o serviço social no CRAS: a informação como consolidação de direitos
Alves, Laíse da Silva (2017-12-04)As políticas sociais decorrentes da luta de classes presente no sistema capitalista, tiveram em seu primórdio um viés controlador por parte do Estado para com a sociedade. No Brasil o início da formação de tais políticas ... -
Responsabilidade social: um estudo no Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) – do município de Porto Alegre
Pereira, Alexandre Teixeira (2018-07-13)Este trabalho tem com objetivo identificar o entendimento sobre responsabilidade social do público interno do Departamento Municipal de Água e Esgotos – DMAE de Porto Alegre-RS, destacando a importância da organização ... -
Sentidos e significados atribuídos às visitas domiciliárias realizadas pelo CRAS
Lauermann, Jusiene Denise (2015-04-01)Na presente dissertação apresenta-se uma análise da visita domiciliária enquanto prática de atenção e intervenção realizada por políticas públicas como a saúde e a assistência social. Para tanto, elaboramos três textos. O ...