Inserção da educação financeira em escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria - RS
Resumo
A educação financeira é um assunto relevante para a sociedade brasileira, sobretudo porque o
Brasil está entre os piores países no ranking global quando esse é o tema. Por esse motivo,
torna-se relevante verificar de que maneira o tema tem sido inserido nas escolas, pois assim
será possível compreender como tratar a educação financeira de modo eficiente no ambiente
escolar visando uma sociedade mais consciente quanto à utilização dos recursos financeiros,
tendo como consequência a competência na realização de objetivos. Diante disso, a presente
monografia tem como principal objetivo identificar como está sendo a inserção da educação
financeira nas escolas públicas municipais de ensino fundamental de Santa Maria, no Rio
Grande do Sul. Para cumprir com esse intuito, foi necessário utilizar os seguintes procedimentos
metodológicos: quanto aos objetivos, trata-se de uma pesquisa descritiva; quanto à abordagem
do problema, o trabalho diz respeito a uma pesquisa quantitativa; em relação à tipologia, utiliza-
se o preceito de levantamento ou survey; já no que tange o método de abordagem do problema,
foi utilizado o método indutivo; e, por fim, na realização da revisão dos dados, empregou-se o
método estatístico. Para tanto, foi aplicado um questionário direcionado aos diretores das
escolas participantes. Dentre os que responderam ao questionário, somente em 33% a educação
financeira está inserida no currículo de forma interdisciplinar. Das escolas que ainda não
trabalham a educação financeira em seus currículos, a maioria tem interesse em incluí-la.
Embora exista material disponível para a educação financeira, muitos professores têm
dificuldade de introduzi-las nas disciplinas, já que não têm uma afinidade direta com o tema.
Dessa forma, os resultados obtidos com este trabalho podem ser uma fonte de conhecimento
para o poder público municipal criar formas de incentivar as escolas a introduzir a educação
financeira em seus currículos, uma vez que a maioria não o faz, embora tenha interesse nesse
assunto.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [673]
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