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dc.contributor.advisorSantos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.creatorSilva, Cristopher Machado da
dc.date.accessioned2023-08-31T11:12:14Z
dc.date.available2023-08-31T11:12:14Z
dc.date.issued2023-07-13
dc.date.submitted2023-07-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30121
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de História Bacharelado, RS, 2023por
dc.description.abstractThis undergraduate thesis has as its theme the a posteriori publications about the Week of Modern Art in Jornal do Brasil. The aim is to understand, from the concept of cultural identity, how Jornal do Brasil approached the celebrations of the Week of Modern Art, emphasizing the 50th birthday celebration, a period in which the country is under a military government. Based on the concepts of identity construction proposed by Stuart Hall and on the concept of collective memory presented by Paul Connerton , based on the documents analysis, we seek to verify whether the discursive strategies adopted by the newspaper corroborate for a production sense of the “nation” surrounding this event.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSemana de Arte Modernapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectNaçãopor
dc.subjectWeek of Modern Arteng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectNationeng
dc.title“Um dos mais fecundos movimentos de nossa vida como nação civilizada”: identidade e memória da semana de arte moderna nas páginas do Jornal do Brasil (1972)por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationCurso de História Bachareladopor
dc.description.resumoEsta monografia tem como tema as publicações a posteriori a respeito da Semana de Arte Moderna no Jornal do Brasil. Busca-se compreender, a partir do conceito de identidade cultural, de que modo o Jornal do Brasil abordou as comemorações da Semana de Arte Moderna dando ênfase nas comemorações de 50 anos, período em que o país se encontra sob um governo militar. Com base nos conceitos de construção da identidade propostos por Stuart Hall e o conceito de memória coletiva apresentado por Paul Connerton procura-se, a partir da análise documental, verificar se as estratégias discursivas adotadas pelo jornal corroboram para uma produção de sentido a respeito da “nação” em torno do acontecimento.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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