Investigação das percepções sobre sustentabilidade entre alunos de alunos iniciais: propondo um caminho possível para a alfabetização científica
Resumo
Atualmente as questões ambientais ocupam lugar de destaque e têm feito parte da
pauta de discussão nas mais diversas esferas da sociedade. Diante da crise
ambiental emergente referente as ações antrópicas, surgem as discussões sobre a
sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. A questão ambiental exige uma
educação para todos, sendo indispensável ensinar e aprender para então, colocar em
prática ações sustentáveis. A pesquisa teve como objetivo investigar e analisar as
percepções de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental sobre
sustentabilidade e, por meio dessas propor estratégias para sensibilizar os educandos
para atitudes práticas sustentáveis, proporcionando uma alfabetização científica e a
possibilidade de mudança e/ou ampliação dos conhecimentos sobre sustentabilidade.
A investigação das percepções sobre sustentabilidade, envolvendo quarenta e cinco
alunos de anos iniciais do ensino fundamental de uma escola pública, consistiu na
aplicação de um questionário semiestruturado referente a sustentabilidade. Foram
realizadas atividades como: (1) conversação sobre sustentabilidade, práticas
sustentáveis e corredores ecológicos para abelhas; e leitura do texto História da
Turma da Mônica: Sustentabilidade; (2) Visitação ao campus UFSM-Palmeira das
Missões; e (3) desenvolvimento de material didático, corredor ecológico para abelhas.
Os dados foram tabulados e analisados de acordo com a Análise de Conteúdo
(BARDIN, 2011). Os resultados evidenciam que 38,2% dos alunos reconhecem a
palavra sustentabilidade, enfatizando locais informais de aprendizagem, porém,
30,3% desconhecem o que é sustentabilidade. As concepções dos alunos estão
atreladas no sentido de sustento humano (29%). Além disso, 47,6% dos alunos não
sabem o que são práticas sustentáveis. Para a avaliação das atividades propostas, foi
solicitado a construção de desenhos elaborados pelos alunos, os quais demostraram
a potencialidade do ensino de ciências atrelado a alfabetização científica, pois
nenhum aluno citou ações não sustentáveis. A escola deve possibilitar, a partir dos
conhecimentos prévios dos alunos, praticas pedagógicas rompendo barreiras
epistemológicas, por meio de um ensino de ciências voltado para a alfabetização
científica.
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