Existência e imanência: eternidade e duração na ética de Spinoza
View/ Open
Date
2023-08-24Primeiro coorientador
Levy, Lia
Primeiro membro da banca
Santos, César Schirmer dos
Segundo membro da banca
Itokazu, Ericka Marie
Terceiro membro da banca
Fragoso, Emanuel Angelo da Rocha
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese é uma interpretação das noções existenciais da Ética de Spinoza. Seu principal
objetivo é esclarecer tanto a distinção entre os conceitos de duração e eternidade, quanto sua
unidade no conceito de existência. Com isso, responde a uma discussão deveras persistente em
relação aos textos que encerram a Ética, os quais supostamente contêm uma problemática
“doutrina da eternidade da mente”. Sua chave de leitura é tomar a relação de imanência entre a
substância e os modos como gabarito de inteligibilidade da unidade e distinção entre eternidade
e duração. A imanência entre modo (ou singular) e a substância implica tanto a relação de cada
singular com a substância, uma relação de pertencimento na qual entendemos a eternidade do
singular, quanto as relações dos singulares entre si, uma relação de tensão existencial
caracterizada pela duração. Nessa chave, então, modo e substância estão para o ser, da mesma
maneira que duração e eternidade estão para a existência, a unidade e distinção de ser entre a
substância e as suas modificações nos explica a unidade e distinção existencial entre duração e
eternidade. Este texto é composto de momentos diversos: primeiramente, trata das noções
básicas para a compreensão da imanência spinozana, isto é, o gabarito de inteligibilidade do
qual nos servimos para, em seguida, apresentar nosso entendimento dos conceitos de duração e
eternidade e, ato contínuo, responder os problemas que destacamos como principais e mais
persistentes em relação a literatura especializada. Desses passos, concluímos que: a eternidade
e a duração são a mesma existência, não se reduzem a modos de perceber a existência e são
irredutíveis entre si; a definição de eternidade é uma só ao longo de toda Ética; não há
propriamente uma doutrina da eternidade da mente nos textos que encerram essa obra; esses
textos são orgânicos e consequentes com os antecedentes; a “parte eterna da mente” tem por
função a comparação entre a mente do sábio e a do ignorante. No restante do texto,
primeiramente demonstramos a insuficiência do que chamamos de “garfo temporal”, que
restringe o significado de eternidade a dois sentidos subordinados à noção de tempo, tanto em
Spinoza quanto em relação à tradição filosófica em geral. A seguir, revisamos os estudos e
discussões, sobre os textos que encerram a Ética, em uma ordem cronológica: começamos pelo
entresséculo XIX-XX, no qual tratamos brevemente dos problemas da recepção da obra
spinozana e no qual o foco é a questão da pessoalidade da eternidade da mente; em seguida,
problematizamos as leituras do conceito de eternidade como “propriedade”, e avançamos até
os comentários mais recentes, pelos quais diagnosticamos uma crise daquele que chamamos de
“garfo temporal”, bem como problematizamos as recentes especulações acerca do conceito
spinozano de essência.
Collections
The following license files are associated with this item: