O uso da metodologia de modelagem participativa 3D no ensino de geografia: mapeamento de áreas sujeitas a alagamentos e inundações na bacia hidrográfica do rio Vacacaí-mirim, Santa Maria/RS
Resumo
A Cartografia é essencial para a compreensão do espaço geográfico. Sendo assim, é importante almejar caminhos para integrar o ensino de Geografia com a Cartografia. Diante disso, encontram-se possibilidades na Cartografia Social para mapear, estudar e conhecer contextos de riscos. A partir disso, esse trabalho tem como objetivo identificar e mapear áreas sujeitas a inundações e alagamentos aplicando oficinas com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Lourenço Dalla Corte e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Celina de Moraes utilizando a MP3D e apresentar as possibilidades da metodologia para o ensino de Geografia no contexto da bacia hidrográfica do rio Vacacaí-mirim. A MP3D exige uma organização detalhada em cada etapa, desde a realização de trabalhos preparatórios com sensibilização sobre a temática de inundação e alagamentos; montagem da maquete; preparação da legenda do mapa; representação das informações realizada pelos alunos; digitalização e manuseio de dados no QGIS; verificação com os alunos e validação em campo. Ao analisar os conhecimentos prévios dos alunos(as) sobre a temática deste trabalho, demonstraram possuir mais entendimento sobre a temática de alagamentos, já que é um processo que acontece com mais frequência no dia a dia. No que tange ao processo de Alfabetização Cartográfica os alunos demonstraram dificuldades com o conceito de escala e curvas de nível, já que tiveram receios em transpor o mapa em duas dimensões para a maquete. Quanto aos pontos mapeados, na E.M.E.F. Lourenço Dalla Corte foram mapeados no total 56 pontos de alagamentos e 14 de inundações e na E.E.E.F. Professora Celina de Moraes foi um total de 73 pontos de alagamentos e 17 inundações. Os pontos na E.M.E.F. Lourenço Dalla Corte se mostraram mais espalhados pelo espaço, já que os alunos são provenientes da porção urbana e rural de Santa Maria, enquanto na E.E.E.F. Professora Celina de Moraes os pontos se concentram mais nas imediações da escola. De forma geral, os pontos de alagamento se concentraram ao longo dos trilhos de trem e os de inundação no canal principal do rio Vacacaí-mirim. O trabalho de campo foi uma etapa importante na validação dos pontos, principalmente para os alunos que não conheciam o entorno da escola, ou então, que não compreendiam o processo de alagamento ocorrendo nesses pontos. Dessa forma, a partir da elaboração deste trabalho foi possível constatar que a MP3D é uma metodologia inovadora e válida no ensino de Geografia ao fomentar o mapeamento participativo de áreas sujeitas a alagamentos e inundações. Por fim, espera-se que esse trabalho tenha contribuído com os alunos a partir da perspectiva que eles puderam ser protagonistas de suas vivências e produtores de Informação Geográfica Voluntária e mapeadores conscientes do espaço geográfico em que vivem.