Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Geografia - Licenciatura
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • TCC Geografia - Licenciatura
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Percepções dos residentes pedagógicos do sub-projeto geografia sobre as vivências nas escolas-campo de Santa Maria-RS, durante a pandemia (2020-2021)

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de graduação (2.564Mb)
Data
2023-07-05
Autor
Dal Ongaro, Fabiano
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pandemia do vírus SARS-CoV-2 desencadeou mudanças significativas nas práticas educacionals, exigindo a adaptação de todos os envolvidos para práticas de ensino remoto e híbrido. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo investigar as percepções dos residentes do sub-projeto de Geografia em três escolas-campo localizadas em Santa Maria/RS. no período de 2020 e 2021. O trabalho aborda os impactos da pandemia na educação, a importância da Geografia para compreender as desigualdades educacionais e a relação entre a pandemia e a intensificação dessas disparidades. Além disso, essa abordagem também explora diferentes aspectos vivênciadospelos residentes, bem como a divulgação das metodologias e ferramentas utilizadas por eles. Quanto à metodologia empregada, destaca-se a descrição das escolas-campo selecionadas, a definição dos critérios de seleção dos relatos dos residentes e a realização de pesquisa bibliográfica, além da observação participante. A análise dos dados coletados conduzida por meio de técnicas qualitativas, a análise bibliográfica, a observação participativa e a análise dos relatórios. Antecipa-se que os resultados obtidos por esta pesquisa contribuam para o entendimento das diferentes realidades enfrentadas pelos residentes da Sub-área de Geografia nas escolas-campo durante a pandemia, fornecendo informações essenciais para a formulação de estratégias de intervenção que visem promover uma educação mais equitativa e inclusiva. Através desse estudo, espera-se fornecer subsídios relevantes para a compreensão dos impactos da pandemia no contexto educacional, destacando a importância de práticas pedagógicas adaptadas à nova realidade, capazes de mitigar as desigualdades existentes e de promover uma educação de qualidade para todos os estudantes.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30235
Coleções
  • TCC Geografia - Licenciatura [41]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.