Videoclipe para aprendizagem da fisiologia da lactação: avaliação da usabilidade por profissionais da saúde na atenção hospitalar
View/ Open
Date
2023-04-28Primeiro coorientador
Padoin, Stela Maris de Mello
Primeiro membro da banca
Langendorf, Tassiane Ferreira
Segundo membro da banca
Cherubim, Daiani Oliveira
Metadata
Show full item recordAbstract
Introdução: O índice de aleitamento materno está aquém do recomendado, portanto a
promoção da saúde é imprescindível para que os profissionais e as mulheres compreendam
como acontece a lactação e possam tomar decisões esclarecidas. Um dos conteúdos importantes
é a fisiologia da lactação, pois a interação dos hormônios e o estímulo da sucção e da ordenha
pode afetar o início e a produção contínua do leite. Compreender isso pode, inclusive, combater
a crença do leite insuficiente e as suas consequências. A fisiologia da lactação é um conteúdo
complexo e abstrato. Diante disso as tecnologias educativas podem potencializar a
aprendizagem. Objetivo geral: Avaliar a usabilidade de um videoclipe para aprendizagem da
fisiologia da lactação por profissionais da saúde materna e neonatal e identificar as barreiras e
os facilitadores para o uso do videoclipe no contexto hospitalar. Método: Estudo do tipo
transversal, que contempla uma das fases do Modelo de Tradução do Conhecimento à Ação,
realizado com 63 profissionais de saúde do Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Unidade
de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul,
Brasil. O formulário eletrônico autoaplicável foi composto pelo instrumento System Usability
Scale (SUS) e questões abertas acerca de barreiras e facilitadores para o uso do videoclipe,
disponível em. Para avaliar a correlação entre variáveis quantitativas, foi utilizado o teste de
correlação de Spearman. Considerou-se um nível de significância de 5% para as comparações
estabelecidas. O Alpha de Cronbach foi de 0,78 que aponta a confiabilidade do instrumento
nessa população. Resultados: Os profissionais avaliaram a usabilidade do videoclipe como
melhor imaginável, o qual obteve associação positiva com maior tempo de formação (p = 0,038)
e motivação para o uso da tecnologia (p = 0,035). Os profissionais de saúde apontaram que
possuem expectativa (92,1%); motivação (88.9%); conhecimento (95,2%) e capacidade
(92,1%) para uso do videoclipe. Os facilitadores para o uso foram: ter uma agenda de
capacitação institucional, espaço físico na unidade para atividades educativas, momentos de
orientação para a amamentação e a brevidade do videoclipe com informações fáceis e lúdicas.
As barreiras foram: superlotação e rotatividade, ausência de equipamentos audiovisuais, acesso
limitado à internet, necessidade de recursos humanos nas unidades e dificuldade de desenvolver
atividades grupais. Conclusão: A avaliação dos profissionais de saúde do videoclipe para
aprendizagem da fisiologia da lactação aponta o potencial de usabilidade dessa ferramenta nas
unidades hospitalares de atenção materna e neonatal. Há necessidade de minimizar barreiras de
infraestrutura física e de recursos humanos no contexto local.
Collections
The following license files are associated with this item: