A gestão escolar democrática na concepção dos profissionais da educação
Resumo
A presente monografia investigou a concepção de Gestão Escolar Democrática apresentada pelos profissionais da educação em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental do Município de Sapucaia do Sul (RS). Com o intuito de atingir a finalidade do trabalho, que veio a configurar-se em um estudo de caso, foi praticada uma pesquisa qualitativa, mediante questionário aberto aplicado a representantes da equipe diretiva, pedagógica e docente por meio do qual questionou-se quanto ao entendimento a respeito da palavra democracia, da definição de Gestão Escolar Democrática, do reconhecimento dos seus mecanismos e, também, sobre assuntos relacionados à temática e pertinentes ao contexto do campo de pesquisa. Após revisão teórica a respeito do tema, baseada em autores como Paro (2007), bem como considerações acerca do peculiar contexto em que os sujeitos investigados encontram-se inseridos, os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo conforme Bardin (1979), momento em que as informações obtidas foram reunidas por tema e relacionadas com o que os autores falam sobre o assunto. Como resultado da pesquisa constatou-se que as definições de Gestão Escolar Democrática coletadas possuem uma considerável consonância com a teoria apresentada pelos autores que abordam o tema, embora quanto ao entendimento a respeito da palavra democracia tenha sido verificada uma evidente divisão entre a concepção ampla e a restrita do termo. Além disso, quase em geral, não existe um reconhecimento dos mecanismos da Gestão Escolar Democrática bem como um conhecimento sólido a respeito de assuntos relativos à temática, o que evidencia a necessidade de promover-se junto aos profissionais da educação o estudo e o debate sobre o tema, ampliando o conhecimento teórico sobre o assunto a fim de que maiores perspectivas da sua efetivação na prática venham a manifestar-se.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: