Gestão escolar e ensino das artes: percorrendo outros caminhos
Resumo
O presente trabalho, apresentado como uma caminhada reflexiva buscou verificar como a arte
é pensada e utilizada como alternativa/caminho nas propostas dos gestores escolares. Os
caminhos encontrados apresentaram-se dispostos em um labirinto, incitando-nos a trocar de
trilha e não mais seguir pelo caminho do menor esforço. Estas trilhas propostas orientam-se
pelas artes a fim de que possamos perceber os processos de gestão embasados em uma nova
perspectiva, das artes e da educação. Assim, passo a considerar as diferentes manifestações
artísticas propostas pelos gestores, sejam elas nas Artes Visuais, Cênicas, Música ou Dança.
Desta maneira, oriento este caminhar a partir de alguns passos já dados. Passos estes
realizados na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Ângelo Chiamolera,
localizada na zona rural do município de Bento Gonçalves/RS/Brasil. Posto isso, justifico que
tal projeto não intenciona servir-nos como um modelo a ser seguido, tampouco oferecer
receitas ou respostas fechadas no final. Caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa,
considerando assim minha vivência/experiência junto a escola como principal instrumento de
pesquisa. O trabalho, finalmente, busca servir-nos como uma bússola, de maneira que a partir
da realidade apresentada possamos refletir sobre nossa própria prática diária, repensando
atitudes e maneiras de (re) construir o ambiente escolar a partir da gestão escolar democrática.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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