Vozes das margens: a valorização do ex-cêntrico em O vento assobiando nas gruas, de Lídia Jorge
View/ Open
Date
2022-04-27Primeiro membro da banca
Vivian, Ilse Maria
Segundo membro da banca
Dunder, Mauro
Metadata
Show full item recordAbstract
Os impactos causados pela guerra colonial tornaram-se tema fecundo na produção literária da
segunda metade do século XX, textos tomados por um engajamento ideológico e intensa crítica
social. Essa abertura temática foi proporcionada pelo fim da ditatura salazarista, em abril 1974,
e a consequente descolonização dos países africanos. Com estratégias narrativas inovadoras, a
literatura portuguesa que se dedica às temáticas pós-coloniais costuma privilegiar as
perspectivas de personagens marginalizadas pela sociedade e a problematizar o discurso
totalizante dos relatos históricos oficiais. Lídia Jorge é uma renomada autora dessa geração,
cuja ficção explora principalmente os efeitos da experiência colonial na sociedade portuguesa.
Em O vento assobiando nas gruas, narra-se o confronto entre duas famílias, os Leandro e os
Mata, que representam os estereótipos do colonizador e do colonizado. As profundas diferenças
sociais podem ser percebidas em diferentes esferas, como nas condições de moradia, no tipo de
trabalho e nas relações de hierarquia estabelecidas entre os dois núcleos. Pela noção de
metaficção historiográfica e voz ex-cêntrica (HUTCHEON, 1991), pretendemos explorar como
a voz da protagonista rompe com o imaginário colonial, estabelecendo uma crítica contundente
a sociedade portuguesa representada no romance, que mantém práticas de violência e
intolerância pautadas pela oposição entre eu/outro.
Collections
The following license files are associated with this item: