Movimento STEM no ambiente escolar: perspectivas para o ensino médio do Rio Grande do Sul
Fecha
2023-07-31Primeiro membro da banca
Ramos , Maria Rosângela Silveira
Segundo membro da banca
Paniz , Catiane Mazocco
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação apresenta uma análise sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia,
Engenharia e Matemática) no ambiente escolar, com ênfase nas perspectivas para o ensino médio do
estado do Rio Grande do Sul (RS). Para isso, foi realizado um Estado da Arte contendo dados sobre
as publicações relacionadas ao termo STEM/STEAM publicadas nos últimos 20 anos no Brasil, a fim
de compreender a atualidade e a abrangência dessa abordagem educacional no contexto brasileiro.
Esta pesquisa revelou uma quantidade limitada de trabalhos publicados sobre a temática no país,
indicando uma lacuna de conhecimento ou de divulgação de práticas e pesquisas nessa área. No
entanto, constatou-se um crescimento no interesse e importância atribuída ao tema ao longo dos
anos. Com base nesse panorama, foi realizada uma entrevista com professores participantes de uma
Jornada STEM promovida pelo Grupo de Estudos do Movimento STEM, vinculado ao Instituto Federal
Farroupilha e Universidade Federal de Santa Maria, com o objetivo de coletar informações sobre os
desafios e potencialidades da Educação STEM para o ensino médio do RS. A entrevista deve
proporcionar uma compreensão mais aprofundada das práticas, perspectivas e experiências pessoais
dos professores envolvidos na implementação da abordagem STEM. A análise dos dados coletados
está sendo realizada por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN). Os dados coletados necessitam
ainda de uma análise final para obter conclusões precisas e embasadas, contribuindo para o avanço
da pesquisa em STEM e direcionando estudos futuros.
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