Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStevens, Leandro
dc.creatorSantini, Rodrigo Osorio
dc.date.accessioned2023-10-16T13:21:32Z
dc.date.available2023-10-16T13:21:32Z
dc.date.issued2023-02-08
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30345
dc.description.abstractWith the aim of reflecting on the proximity of the Editorial Production field to existing theories on creativity, this work investigates the creative experience of students of the Comunicação Social - Produção Editorial course at the Universidade Federal de Santa Maria in their teaching/learning practices. They are concerned about the little research on the subject in this field, even though it is a major center of cultural production for various media. The first panorama of creativity was elaborated by Ostrower (2001), Sakamoto (2000), De Masi (2000) and Franke (2015). The bibliographical research was structured according to the investigation classifications elaborated by Rhodes (apud PEREIRA, 2016), being the creative subject (CSIKSZENTMIHALYI, 2010a; DE BONO, 1997), the creative process (LEAL, 2019; DALTO, 1993), the creative product (MANO; ZAGALO, 2009) and the influences of the environment on creativity (ALENCAR; FLEITH, 2003; CAMPOS, 2014). This classification also guides the questions in the questionnaire and the structure of the data analysis carried out. Thus, two interviews were carried out with professors of the course, professors of the disciplines of basic principles of the training nucleus in Produção Editorial, in addition to the collection of data from questionnaires applied to graduates and regularly enrolled students. Part of the questions focus on the Projeto Experimental em Edição de Livros discipline, in which students work on the creation of a book from conception to its final printing.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectProdução editorialpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectProjeto experimentalpor
dc.subjectExperiência criativapor
dc.titlePráticas de criação editorial: teoria e experiência criativa na experimentação em produção editorialpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Produção Editorialpor
dc.description.resumoCom o objetivo de refletir acerca da proximidade do campo da Produção Editorial às teorias existentes sobre criatividade, este trabalho investiga a experiência criativa dos alunos do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria em suas práticas de ensino-aprendizagem. Têm como preocupação as poucas pesquisas sobre o tema neste campo, ainda que seja um grande centro de produção cultural para diversas mídias. O primeiro panorama da criatividade foi elaborado por Ostrower (2001), Sakamoto (1999), De Masi (2000) e Franke (2015). A pesquisa bibliográfica foi estruturada de acordo com as classificações de investigação elaboradas por Rhodes (apud PEREIRA, 2016), sendo elas o sujeito criativo (CSIKSZENTMIHALYI, 2010a; DE BONO, 1997), o processo criativo (LEAL, 2019; DALTO, 1993), o produto criativo (MANO; ZAGALO, 2009) e as influências do ambiente na criatividade (ALENCAR; FLEITH, 2003; CAMPOS, 2014). Esta classificação também guia as perguntas do questionário e a estrutura da análise de dados realizada. Assim, foram realizadas duas entrevistas com docentes do curso, professoras das disciplinas de princípios básicos do núcleo de formação em Produção Editorial, além da coleta de dados de questionários aplicados a egressos e alunos regularmente matriculados. Parte das questões focam na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, na qual alunos atuam na criação de um livro desde a concepção até sua impressão final.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples