Práticas de criação editorial: teoria e experiência criativa na experimentação em produção editorial
Resumen
Com o objetivo de refletir acerca da proximidade do campo da Produção Editorial às teorias existentes sobre criatividade, este trabalho investiga a experiência criativa dos alunos do curso de Comunicação Social - Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria em suas práticas de ensino-aprendizagem. Têm como preocupação as poucas pesquisas sobre o tema
neste campo, ainda que seja um grande centro de produção cultural para diversas mídias. O primeiro panorama da criatividade foi elaborado por Ostrower (2001), Sakamoto (1999), De Masi (2000) e Franke (2015). A pesquisa bibliográfica foi estruturada de acordo com as classificações de investigação elaboradas por Rhodes (apud PEREIRA, 2016), sendo elas o sujeito criativo (CSIKSZENTMIHALYI, 2010a; DE BONO, 1997), o processo criativo (LEAL, 2019; DALTO, 1993), o produto criativo (MANO; ZAGALO, 2009) e as influências do ambiente na criatividade (ALENCAR; FLEITH, 2003; CAMPOS, 2014). Esta classificação também guia as perguntas do questionário e a estrutura da análise de dados realizada. Assim, foram realizadas duas entrevistas com docentes do curso, professoras das disciplinas de princípios básicos do núcleo de formação em Produção Editorial, além da
coleta de dados de questionários aplicados a egressos e alunos regularmente matriculados. Parte das questões focam na disciplina de Projeto Experimental em Edição de Livros, na qual alunos atuam na criação de um livro desde a concepção até sua impressão final.