Branding, marketing de conteúdo e pandemia: criar conteúdo é vivência
Resumen
O presente trabalho trata-se de um estudo de casos múltiplos que busca responder o seguinte questionamento: quais estratégias foram utilizadas pelas marcas para produção de conteúdo relevante em meio a saturação de informações dentro de um contexto pandêmico? A partir disso, analiso os métodos de produção de conteúdo e as percepções do público acerca de uma saturação de informações dentro de um contexto pandêmico, a partir do Instagram das marcas Karly Marques Fotografia e Não Tenho Roupa, escolhidas por utilizarem como estratégia principal o marketing de conteúdo. Enquanto objetivos específicos desta monografia, encontram-se: (I) Identificar as estratégias de marketing de conteúdo adotadas pelas empresas Karly Marques Fotografia e Não Tenho Roupa no Instagram; (II) Entender como se dão as escolhas dos temas para a produção de conteúdo e (III) Verificar como as produtoras de conteúdo percebem o conteúdo recebido pelos consumidores. A coleta de informações com as empresas se deu por meio de entrevistas em profundidade e as análises foram feitas dentro de um contexto pandêmico, devido às transformações no fazer marketing digital enquanto resultado de uma grande adesão às mídias sociais, levando em consideração neste estudo os anos 2020, 2021 e 2022. Como aporte teórico abordo as temáticas marketing digital e marketing de conteúdo no Instagram, a partir dos autores Gabriel (2010), Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017, 2021), Kotler (2006, 2019), Kotler e Keller (2006), Torres (2009), Rez (2016) e Recuero (2009). Esta pesquisa está dividida em cinco capítulos, onde no capítulo dois disserto sobre marketing e mídias sociais e no capítulo três sobre marca e consumidor, sendo o capítulo quarto voltado para a minha metodologia de estudos de casos múltiplos.