Investigação de diretrizes pedagógicas-tecnológicas para orientar o redesign de cursos de línguas a distância: o caso English online 3D
View/ Open
Date
2023-08-08Primeiro membro da banca
Gomes Junior , Ronaldo Correa
Segundo membro da banca
Bulla, Gabriela da Silva
Metadata
Show full item recordAbstract
As alterações no sistema educativo, provocadas pela pandemia da COVID-19, sublinham a necessidade de expandir investigações e procurar soluções para o ensino on-line, com especial enfoque no design de materiais digitais para ensino de línguas a distância. Na UFSM, desde 2020 o projeto LabEOn envolve alunos em formação inicial e continuada na revisão e criação de conteúdos para cursos virtuais com o objetivo de fomentar a aprendizagem pelo design dos agentes envolvidos nesse processo (COPE; KALANTZIS, 2015). Em vista disso, a integração de elementos dinâmicos, via plug-in H5P na plataforma Moodle (GERVÁSIO, 2019), provocou a necessidade de investigar diretrizes pedagógicas e tecnológicas que orientassem a adoção de abordagens inovadoras no ensino de idiomas a distância. No entanto, surge um desafio: quais estratégias e/ou recursos podem ser usados no material didático de um curso on-line para gerar a autonomia e o engajamento do aluno? Com a intenção de buscar resposta a essa pergunta, esta pesquisa investiga como o redesign do material didático do curso E-3D, nível 2, contribui para propor diretrizes tecnológicas e pedagógicas para o ensino de línguas na modalidade EaD. Para isso, por meio de uma pesquisa exploratória, de base qualitativa, descritiva e interpretativista, realizou-se um estudo de caso, o qual seguiu as etapas de uma Design Based Research e do Framework MoDE (REIS, 2021) para implementar um design baseado na pedagogia de multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2015; 2009). Portanto, na revisão de literatura foram discutidos estudos sobre o ensino de idiomas na modalidade a distância, os princípios da aprendizagem pelo design, na perspectiva da pedagogia dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS, PINHEIRO, 2020), haja vista a necessidade de potencializar os processos de design, designing e redesign na aprendizagem de línguas na modalidade a distância. Além disso, foram abordados estudos sobre EAD e o uso do plug-in H5P em cursos on-line. Os resultados discutem a avaliação feita pelos participantes de dois grupos distintos sobre as implementações propostas no curso E-3D, nível 2, as quais foram realizadas para a oferta do curso na modalidade EAD. Os participantes salientaram como o material digital desenvolvido proporcionou engajamento e autonomia, considerando as categorias Atenção, Relevância, Confiança e Satisfação (KELLER, 2009). Portanto, os recursos implementados, pelo uso de atividades com H5P na plataforma Moodle, aumentou o engajamento do aluno no curso em estudo. Tanto os materiais digitais quanto as atividades síncronas chamaram a atenção, destacaram a relevância dos conteúdos abordados, demonstraram a satisfação pelas atividades e exercícios interativos, o que aumentou a confiança e o senso de realização dos alunos pelo curso. Como contribuição desta pesquisa são apresentadas dez diretrizes para orientar a prática de ensino de línguas na modalidade EAD, as quais orientam a inclusão de temáticas de interesses dos alunos, a adoção de metodologias ativas no ensino síncrono e assíncrono; a importância da escolha de uma boa plataforma e de avaliação continua dos materiais propostos; a necessidade da atuação professores de inglês como designers e mediadores de aprendizagens, elaborando conteúdos interativos, providenciando feedback, atividades colaborativas e aprendizagem autogerida pelo uso de diferentes recursos.
Collections
The following license files are associated with this item: