As práticas restaurativas na EPT à luz da perspectiva decolonial: um novo paradigma de formação docente
Fecha
2023-08-05Primeiro coorientador
Paixão, Márcia Eliane Leindcker da
Primeiro membro da banca
Machado, Fernanda de Camargo
Segundo membro da banca
Oliveira, Francisco Nilton Gomes de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo busca analisar temáticas que perpassam a formação docente, enquanto
práxis. Para tanto, parte da ideia de que um dos maiores desafios da humanidade
talvez seja conviver harmoniosamente e de que as instituições de ensino são
comunidades intensas, plurais, com dinâmicas diversas e com relacionamentos
distintos. Nesse viés, busca compreender as Práticas Restaurativas à luz do
pensamento decolonial nos processos de formação continuada de professores e
professoras do Instituto Federal Farroupilha – IFFar. Especificamente, objetiva-se
apresentar considerações sobre as práticas restaurativas e sua interlocução com o
pensamento decolonial; ponderar sobre questões imbricadas na noção de cuidado
vinculado às práticas restaurativas; analisar o uso das Práticas Restaurativas no
cotidiano educacional a partir dos olhares dos(as) professores(as) que realizaram o
Curso Básico de Iniciação em Práticas Restaurativas oferecido pelo IFFar. De forma
a cumprir esses objetivos, utilizou-se de uma abordagem qualitativa através da revisão
bibliográfica, além das pesquisas documental e aplicação de questionário on-line para
os docentes que realizaram o Curso Básico de Iniciação em Práticas Restaurativas,
no IFFar. A análise de dados foi realizada pelo método da Análise de Conteúdo.
Também está proposto neste estudo uma análise através da perspectiva dos estudos
pós-coloniais e decoloniais, pelo reconhecimento e a valorização das diferenças e
diversidades, uma vez que a perspectiva restaurativa tende a ser uma alternativa
possível para decolonizar o ensino e a docência.
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