Instanciações de gêneros da família dos relatórios na perspectiva sistêmico-funcional em livro didático de ciências da natureza
Fecha
2023-08-29Primeiro membro da banca
Cabral, Sara Regina Scotta
Segundo membro da banca
Moyano, Estela Inés
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa objetiva investigar os recursos linguísticos experienciais envolvidos na
realização de gêneros de texto da família dos relatórios em livro didático de ciências
da natureza do 6º ano do ensino fundamental. Para isso, utilizam-se bases teóricometodológicas da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN,
2014) e a perspectiva de gênero de texto delineada a partir dos pressupostos dessa
teoria (MARTIN; ROSE, 2008). Os textos são analisados com base nos sistemas
linguísticos mais relevantes, de acordo com estudos prévios, para a realização de
relatórios, o sistema léxico-gramatical de transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN,
2014) e os subsistemas de relações taxonômicas e sequências de atividades do
sistema discursivo de IDEAÇÃO (MARTIN; ROSE 2007). O universo de análise
constitui-se do livro didático do 6º ano da coleção “Teláris – Ciências” de Fernando
Gewandsznajder e Helena Pacca, escolhido por ser o mais distribuído pelo Programa
Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no triênio 2017 – 2019. O corpus de
análise é composto por 16 textos da Unidade 2 – “Vida: interação com o ambiente”,
selecionados a partir dos seguintes critérios: 1) ter linguagem verbal como constitutiva;
2) ser de voz autoral e não estar fragmentado e 3) ter potencial para instanciar gêneros
da família dos relatórios, ou seja, apresentar recursos tipificadores dos gêneros:
participantes generalizados, processos relacionais substancialmente, tempo verbal
presente, modo descritivo, factual e preciso, recursos para definir, classificar,
comparar e contrastar e vocabulário técnico (MARTIN; ROSE, 2008; DEREWIANKA,
1990). Por meio das análises linguísticas do corpus, identificaram-se 20 instanciações
de relatório, dentre elas 3 instanciações de relatórios descritivos, 7 instanciações de
relatórios classificatórios e 10 instanciações de relatórios composicionais. De forma
geral, as fases mais recorrentes em todos esses gêneros foram: definição, função,
composição e localização. Para a realização dessas fases e do propósito
sociocomunicativo dos gêneros instanciados, os recursos linguísticos mais utilizados,
no sistema de transitividade, foram orações relacionais identificativas intensivas,
relacionais atributivas possessivas e relacionais atributivas circunstanciais, além de
orações materiais transformativas. No sistema discursivo de IDEAÇÃO, predominaram
relações taxonômicas de repetição, parte e todo e atividades que não formam
sequências de atividades, realizadas por orações relacionais e materiais. A partir
desses dados, foi possível concluir que, no contexto do corpus analisado, o conteúdo
é organizado a partir de taxonomias de composição e a descrição dos componentes
é feita a partir da função que exercem na composição do todo e em relação às
copartes.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: