O handebol sob as lentes da praxiologia motriz: uma perspectiva a partir dos papéis e subpapéis considerando a lógica interna
Resumen
A Praxiologia Motriz, teoria científica criada por Pierre Parlebas em 1960, se constitui do
estudo da Lógica Interna dos jogos e esportes, a partir das suas regras de funcionamento. A
lógica interna, condicionada pelo corpo de regras, diz respeito à maneira que os
participantes podem interagir com os quatro pilares: espaço, tempo, material e demais
jogadores; além de poderem assumir determinados papéis e subpapéis, considerando essas
possibilidades de atuação específicas. Assim, este estudo tem por objetivo sistematizar os
conhecimentos essenciais para o ensino do Handebol, considerando os papéis e os
subpapéis resultantes da lógica interna do jogo. Oriundo de uma pesquisa teórica, foram
selecionados e analisados cinco artigos indexados pelo Google Acadêmico, no período de
janeiro de 2010 até dezembro de 2021, com a palavra-chave “Ensino do Handebol” no
título. Para a análise da Praxiologia Motriz utilizamos os seguintes conceitos: Lógica
Interna, Papéis, Subpapéis e Interação Motriz. A partir destes conhecimentos, os quais
permitem explorar o ensino da modalidade aliando o gesto técnico a sua intencionalidade,
sistematizou-se conhecimentos essenciais para o ensino do Handebol, a partir dos papéis de
goleiro e jogador de linha e suas possíveis relações com o material: com bola, sem bola
companheiro da equipe com posse de bola e jogador da equipe sem bola. Os resultados
apontam para novos e originais conhecimentos referentes a lógica interna do Handebol,
tendo como base os papéis e subpapéis.
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