Gestão educacional: dificuldades de elaboração curricular para o ensino fundamental
Resumo
A gestão educacional é um processo complexo e amplo, envolvendo as áreas macro e
micro do processo educativo, ou seja, desde os altos escalões de decisão até a própria escola,
executora do processo. Sua função é buscar meios para manter o patamar de importância
social do processo educativo. Porém, com as transformações mundiais que vêm ocorrendo há
cerca de 30 anos e seus efeitos sobre a sociedade em geral, a função da gestão educacional
fica ainda mais complexa, pois a escola tem de lidar com um novo aluno, sem estar preparada
para isso. O novo aluno é criado dentro das novas condições sociais e atraído pelas vantagens
de acesso a um grande volume de informações, as quais ele pode adquirir facilmente e a seu
modo. Portanto, um dos pontos que precisa ser atualizado no processo educativo é o currículo,
que há algum tempo não atende mais as demandas. O objetivo deste trabalho é verificar
dificuldades referentes ao currículo do Ensino Fundamental, enfrentadas na gestão
educacional na contemporaneidade. O recurso metodológico utilizado foi o de uma pesquisa
bibliográfica, que teve como respaldo autores como Heloísa Lück, Nereide Saviani, Carlos
Cipriano, Luckesi e outros. Ao final conclui-se que: Na contemporaneidade, uma das formas
de se construir um currículo que possa atender as demandas da juventude e produzir
resultados é integrar os assuntos as disciplinas, trabalhando-as de forma interdisciplinar e
atualizada, objetivando despertar o educando a novos desafios, considerando as
especificidades regionais.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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