Um percurso discursivo em uma cartografia da formação de professores indígenas nas universidades federais brasileiras
View/ Open
Date
2023-03-31Primeiro membro da banca
Cervo, Larissa Montagner
Segundo membro da banca
Borges, Águeda Aparecida da Cruz
Terceiro membro da banca
Alves, Mariana Garcia de Castro
Quarto membro da banca
Muñoz, Juan Manuel López
Metadata
Show full item recordAbstract
A presente tese desenvolve-se na área de Estudos Linguísticos, em consonância
com o arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso (AD) de base
materialista, com ancoragem nas reflexões de Michel Pêcheux. A pesquisa toma por
objeto os Cursos de Licenciatura Intercultural Indígena, que são graduações
universitárias para a formação de professores indígenas para docência em escolas
de Ensino Fundamental e de Ensino Médio em comunidades indígenas. Lançamos
mão de um estudo sobre práticas discursivas político-institucionais de acesso do
sujeito indígena a um Ensino Superior "indígena" e firmarmos nossa reflexão teórica
e metodológica sobre materialidades discursivas na forma de documentos
institucionais de universidades públicas para compreendermos como se inscreve,
dentro de um Aparelho Ideológico de Estado (AIE), uma discursividade de
resistência via elaboração de cursos de licenciatura específicos para formação de
professores indígenas no Brasil. Com isso em vista, coube a constituição de um
arquivo de pesquisa para abarcar documentos como legislações brasileiras,
documentos oficiais da União, normativas institucionais de cursos de graduação em
universidades brasileiras (na forma de Projetos Pedagógicos de Curso – PPCs –
desses Cursos) e relatórios gerados por intermédio de bases de dados estatais
sobre as IES brasileiras. Do arquivo erigido, recortamos cinco PPCs de
universidades federais como corpus de pesquisa (UFRR, UFCG, UFG, UFMG e
UFSC). Desse corpus, foram recortadas sequências discursivas que vieram a
compor o corpus de análise desta tese, nas quais observamos marcações
linguísticas que organizam sentidos de demandas, manifestações, reivindicações,
solicitações e lutas pela oferta e abertura de cursos de Ensino Superior destinados
especificamente a indígenas. A alteridade de sentidos de dominação x resistência
que identificamos ao longo da análise encontra-se nas estruturas linguísticas que
materializam os processos discursivos que emanam do objeto. Enquanto uma
discursividade dominante materializa-se por intermédio do discurso integracionista
no objeto de estudo, uma outra contrapõe-se, atravessando o processo de produção
dos sentidos em disputa. Nesta querela, não há “negociação” de sentidos, uma vez
que os Cursos foram criados a partir de posições de demanda indígena, que se
valem da legislação estatal como ferramenta de efetivação de suas reivindicações
por um Ensino Superior indígena. O discurso de resistência encontra no espaço
institucional AIE o seu lugar de litígio: o espaço em que a classe dominada é capaz
de demandar a potencialidade de futuro para seus processos educacionais.
Collections
The following license files are associated with this item: