A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
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Data
2023-09-04Primeiro membro da banca
Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
Segundo membro da banca
Halmenschlager, Karine Raquiel
Terceiro membro da banca
Güllich, Roque Ismael da Costa
Quarto membro da banca
Hunsche, Sandra
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. Tem-se como problema de pesquisa: de que forma as pesquisas em Educação em Ciências que tratam do campo curricular da Abordagem Temática se articulam com a Formação Docente? Para responder ao problema, percursos metodológicos foram tomados. O primeiro caracteriza-se pela pesquisa bibliográfica nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) sobre Necessidades Formativas e Currículo. Das análises das produções, sendo a primeira realizada por meio da análise cienciométrica, foi possível mapear as regiões brasileiras em que as pesquisas foram publicadas, os programas de pós-graduação e as Instituições de Ensino Superior de origem. E, através da Análise Textual Discursiva, foi possível verificar como as Necessidades Formativas são compreendidas e discutidas nesses trabalhos, bem como compreender de que maneira as Necessidades Formativas se articulam com as discussões curriculares nos trabalhos que tratam sobre processos de formação docente. Todavia, observou-se silenciamentos sobre as articulações das Necessidades Formativas com questões curriculares, a exemplo da ausência de discussões sobre as Abordagens Temáticas na perspectiva freireana e de discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular. Assim, foram redimensionados os horizontes da pesquisa, em que, a partir dos silenciamentos, começou-se a investigar as articulações do campo curricular da Abordagem Temática com a formação docente. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico em teses e dissertações sobre as articulações entre a formação docente e a Abordagem Temática. Como resultado do processo, analisado por meio da Análise Textual Discursiva, emergiram duas categorias analíticas I. O fazer curricular na Abordagem Temática – o navegar por meio dos processos formativos e II. Os processos formativos na ATF – A formação permanente entrelaçada com o fazer curricular freireano. A partir dos resultados obtidos neste estudo bibliográfico, emergiu a necessidade de aprofundar alguns elementos teóricos para melhor entender as articulações entre a formação docente e a Abordagem Temática, para isso, foi realizada uma entrevista com um dos idealizadores da perspectiva da Abordagem Temática. Como síntese dos resultados, destaca-se que os movimentos de instauração e extensão da Abordagem Temática emergiram de contextos de formação docente. Sinaliza-se que as articulações entre o campo da Abordagem Temática e a formação docente encontram-se nos Processos Formativos Permanentes, em especial nos processos de obtenção dos Temas, em que os temas são os estruturadores de currículos no interior da Abordagem Temática. Por fim, elaborou-se uma Carta Náutica em que são apresentados territórios/fronteiras necessários/as para a efetivação de Processos Formativos Permanentes no contexto do fazer curricular da Abordagem Temática.
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