Os critérios de excelência são apropiados para fundamentar uma gestão de qualidade na escola pública?
Abstract
Este trabalho descreve um modelo de gestão para a escola pública, concebido para
fornecer informações às escolas sobre como usufruir dos critérios de excelência da gestão pela
qualidade de tal forma a assegurar o alcance dos objetivos educacionais estratégicos e a
melhoria do processo ensino-aprendizagem além de uma interação social democrática em
benefício da comunidade escolar e da sociedade em geral. Por meio do modelo aqui
defendido, este estudo busca fundamentar uma gestão escolar de qualidade num ambiente
democrático, como um modelo flexível e não prescritivo para avaliação e diagnóstico de
gestão, incorporando técnicas inovadoras, fortalecendo a gestão democrática do conhecimento
e facilitando o entendimento de conteúdos afins, além de reproduzir de forma lógica, a
condução de temas essenciais para a melhoria da gestão educacional. Os procedimentos
metodológicos foram baseados nas diretrizes do Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão – (MPOG), por intermédio do Programa Nacional de Gestão Pública e
Desburocratização – (GESPÚBLICA), instituído pelo Decreto nº 5.378/2005 e que tem por
finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à
sociedade, mediante melhoria contínua da gestão rumo à excelência. Observando os critérios
da gestão democrática estabelecida principalmente nas obras de José Carlos Libâneo e de
Heloisa Lück, e nas diretrizes do MPOG, o objetivo do trabalho é voltar-se ao propósito de
fortalecer e capacitar as escolas para o futuro, disponibilizando anualmente uma ferramenta de
gestão que permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento gerencial e planejar ações
visando à melhoria contínua da gestão, a interação e a prática da gestão democrática. Este
instrumento de avaliação possibilita a qualquer tipo de escola, não importando o seu porte,
ramo de atuação, ou mesmo o estágio de sua gestão, avaliar o seu sistema gerencial e seu
desempenho. O referencial teórico vai desde o Plano Nacional da Educação, passando por
escritores consagrados no tema gestão de qualidade como o professor Vicente Falconi e
Edson Pacheco Paladini dentre outros numa interação direta com a ideologia de uma gestão
escolar democrática, fundamentada pelo GESPÚBLICA e seu Instrumento para Avaliação da
Gestão Pública (IAGP).
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1000]
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