• Ensino de ciências sociais e cinema: algumas reflexões 

      Grande, Adriana Maria (2015-12-15)
      O presente trabalho tem como tema de investigação o ensino de ciências sociais, tomando como referência a o suporte fílmico. O objetivo geral de nossa pesquisa é pensar alternativas possíveis para a articulação entre ...
    • O ensino de sociologia e algumas possibilidades de tratar da velhice 

      Gheno, Luana (2015-12)
      O idoso em nosso país ainda representa um problema social não avaliado. A população idosa vem crescendo consideravelmente nos últimos tempos, devido ao aumento da expectativa de vida da população. O presente artigo tem ...
    • Ensino de sociologia e direitos humanos 

      Nunes, Letícia da Silva (2015)
      Este artigo caracteriza o relato da experiência vivenciada durante o estágio de observação/intervenção, realizado na disciplina Sociologia, em turmas do Ensino Médio, modalidade normal, na rede pública estadual da cidade ...
    • Ensino de sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada 

      Kaus, Graziela Marafiga (2015-12-15)
      O artigo “Ensino de Sociologia e espaço museológico: uma experiência vivenciada”, realizado no Museu Histórico Fernando Ferrari – São Pedro do Sul/RS visou reconhecer a Sociologia como disciplina do Ensino Médio, identificar ...
    • O ensino religioso na escola 

      Silva, Tânia Regina Dias da (2015-12)
      O presente trabalho trata da questão da escolha e existência ou não de uma metodologia ideal para o ensino religioso na escola, respeitando a diversidade de religiões do nosso país. O objetivo deste trabalho é apresentar ...
    • Escola e política o lugar da escola na formação política e na perspectiva da revolução cultural 

      Pereira, Keiti Gisele (2016-02-01)
      O artigo pretende comprovar a relevância do ensino de Sociologia para a formação política dos indivíduos na perspectiva da revolução cultural, sendo que a escola é parte integrante e primordial para esse entendimento ...
    • O Facebook como ferramenta de aprendizagem no ensino de sociologia 

      Belizio, Luciana de Aguilar (2015-12-20)
      Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa que contempla as temáticas sobre as estratégias metodológicas práticas para os conteúdos teóricos da disciplina de Sociologia, investigando o uso do Facebook como ...
    • Formação cidadã e o ensino da sociologia: comparativo entre autores 

      Silva, Saionara da (2015-12-28)
      A cidadania faz parte dos conteúdos a serem abordados na disciplina de Sociologia no ensino médio, sendo assim, o presente estudo enfatizou o seguinte problema de pesquisa: “Como aparece e qual a conexão entre a sociologia ...
    • O futuro professor de sociologia e as práticas docentes em sala de aula 

      Rosa, Carlos Roberto de Castilho (2015-12-20)
      Esse artigo discorre acerca da formação do educador em que se reflete o estágio supervisionado do curso de graduação em licenciatura em sociologia o qual foi realizado, no ano de 2013, em uma escola de Ensino Médio localizada ...
    • A gestão do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: uma experiência a partir de várias mãos 

      Schuh, Diego Joel (2015-12-27)
      A relação entre os setores da Educação e da Saúde possui muitas afinidades no campo das políticas públicas, especialmente por se tratarem de áreas que sustentam sua base no princípio de universalização de direitos ...
    • História da Sociologia e atual realidade do mercado de trabalho no Brasil 

      Ellwanger, Marcia (2015-12-16)
      Este presente artigo busca, em linhas gerais, mostrar a trajetória da disciplina de Sociologia na licenciatura, bem como mostrar que, além das idas e vindas desta disciplina no currículo, ela encontra outra dificuldade, ...
    • História indígena para o ensino médio 

      Gomes, Juliane Maria Puhl (2016-01-15)
      Apesar da sugestão dos Parâmetros Curriculares Nacionais em relação à diversidade cultural como um tema transversal, bem como a Lei Federal n.11.465 (10 mar. 2008) que obriga o ensino dos povos indígenas na formação da ...
    • A importância da família na escola 

      Rezende, Janete Soares (2015-12-20)
      A discussão que se estabelece no contexto que trata sobre o comportamento e características no que diz respeito a família, vem transformandose através dos tempos acompanhando as mudanças religiosas, econômicas ...
    • A importância de outras formas de ensinar e aprender: a criação e o desenvolvimento do projeto PIBID Ciências Sociais Licenciatura UFSM na Escola Coronel Pilar 

      Heringer, Vera Lúcia (2015-12-15)
      O presente trabalho abordará o desenvolvimento e importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência das Ciências Sociais Licenciatura (PIBID - Ciências Sociais), projeto desenvolvido na Universidade ...
    • Inclusão social na escola 

      Costa, Letícia da Graça Mossi (2016-03-02)
      O artigo refere-seà inclusão de alunos homossexuais na escola, onde as temáticas desenvolvidas levam a refletir se aquilo que é trabalhado na escola leva a inclusão social, ou aguçam de certa forma o preconceito, trazendo ...
    • Intermitência e descontinuidade eis o cenário da sociologia no Brasil 

      Chaves, Marjana Feltrin (2015-12-22)
      A pesquisa empreendida consiste em apontar as reformas ocorridas no ensino secundário e, o contexto no qual emergiram. A temporalidade estudada inicia-se no ano de 1891, nomeadamente com a Reforma de Benjamin Constant, ...
    • Juventude e violência: uma proposta interdisciplinar na área das ciências humanas 

      Amaral, Adriana do (2015-12-22)
      Este é o artigo de conclusão da Especialização em Ensino de Sociologia para o Ensino Médio (UFSM). Trata-se de um estudo de caso, uma pesquisa participante realizada no I.E. Luiz Guilherme do Prado Veppo. Escola de ensino ...
    • Memória, formação e prática docente 

      Bergamaschi, Márcia Rosa (2016-01-30)
      O presente memorial, além da função de ser parte integrante do conteúdo estudado durante o curso de Pós-Graduação em Sociologia no Ensino Médio, terá também a função de informar a todos que o lerem, sobre a minha vida ...
    • Memória, formação e prática docente 

      Bittencourt, Aline Rosa (2016-01-11)
      Esse artigo busca mostrar a importância da memória, do repensar experiências marcantes do período de formação e da pratica docente, para o aprimoramento profissional do professor. Desenvolve a necessidade da formação do ...
    • A moderna tecnologia em sala de aula para ajudar ou atrapalhar a aprendizagem? 

      Protto, Teresinha do Carmo Frigeri (2016-01-12)
      Este artigo pretende refletir e analisar o uso das tecnologias nas salas de aula, relacionando-as com o processo ensino-aprendizagem, levando em consideração que na atualidade todos fazem uso dela, ao mesmo tempo em que ...