Tecnologias criativas e a elaboração de minidocumentários: desenvolvimento de autonomia e protagonismo discentes
Visualizar/ Abrir
Data
2023-08-31Primeiro membro da banca
Sonego, Anna Helena Silveira
Segundo membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa teve por objetivo a construção de um artefato de aplicabilidade real que consistiu em um material em formato e-book contendo sequências didáticas com a temática de minidocumentários, baseados em Temas Geradores. As propostas de elaboração de minidocumentários contemplaram os conceitos de Tecnologias Criativas e Letramento Digital entendido como função social. Para isso o estudo se baseou em uma perspectiva metodológica de cunho qualitativo e bibliográfico, com vistas a análise teórica da literatura, assim como se baseou no método Design Science Research (DSR), com o objetivo de projetar, construir e avaliar o artefato e-book. As propostas de construções dos minidocumentários se basearam em assuntos advindos das realidades locais e interesses reais dos educandos, convergindo com a proposta didática de Temas Geradores, proposta por Freire (1967). O material em e-book produzido ao final como artefato se tratou de um material destinado a educadores que visem o planejamento e a implementação de aulas mais críticas e criativas, pautada no protagonismo dos estudantes.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: