A educação profissional e tecnológica na 20ª CRE: o impacto dos protocolos governamentais para o ensino durante a pandemia de Covid-19
Fecha
2023-10-03Primeiro coorientador
Santos, Leila Maria Araújo
Primeiro membro da banca
Rossatto, Cesar Augusto
Segundo membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Metadatos
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Esta pesquisa, realizada junto ao Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT – UFSM), apresenta o impacto causado pela aplicação dos protocolos governamentais para o ensino nas escolas de Educação Profissional da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (20ª CRE) do Rio Grande do Sul (RS). Diante do cenário pandêmico no país, nos anos de 2020 e 2021, o ensino passou por diversas mudanças impostas por decretos governamentais e pelo próprio vírus da COVID-19. Em tempo recorde, todas as instituições de ensino tiveram que se adaptar com uma nova realidade e estratégias de ensino, sendo o Ensino Remoto Emergencial (ERE) a principal ação desenvolvida pelas escolas do RS, seguida do Ensino Híbrido. Assim, o ERE e o Ensino Híbrido permitiram dar continuidade às ações pedagógicas na maioria das escolas em todo o Brasil, garantindo por lei a continuidade do ensino. Logo, no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) não foi diferente, por isso, este trabalho de dissertação teve como objetivo avaliar o impacto causado pelos protocolos governamentais no ensino em 5 cursos de EPT em duas escolas estaduais da 20ª CRE, em Palmeira das Missões - RS. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo e um estudo de caso, que permitiu analisar como professores e estudantes enfrentaram, na prática, as mudanças na estratégia de ensino. Para a produção de dados foi consultado o sistema da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC RS), tendo como foco de coleta dados sobre a evasão escolar, cancelamento de matrículas, perda de contratos e redução de salário de professor. Foi aplicado um questionário de perguntas abertas e fechadas à professores e estudantes, para verificar a adaptação e análise deles com relação ao ERE e ao Ensino Híbrido. A pesquisa apontou erros e acertos com a aplicação do ERE e do Ensino Híbrido, e traz sugestões e melhorias no processo educacional em situação de crise sanitária ou outros eventuais problemas que possam retomar esse planejamento emergencial pós-pandemia.
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