Atividades didáticas investigativas na formação inicial de professores de química, de física e de biologia
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Date
2023-09-28Primeiro membro da banca
Barin, Claudia Smaniotto
Segundo membro da banca
Goldschmidt, Andréa Inês
Terceiro membro da banca
Sasseron, Lúcia Helena
Quarto membro da banca
Passos, Camila Greff
Metadata
Show full item recordAbstract
As atividades investigativas (AI) possibilitam a utilização de processos de pesquisa como
elaborar problemas, hipóteses, interpretações, argumentos e explicações, comunicação
entre outros para promover a atitude científica, de forma que em situações do dia a dia
seja possível tomar decisões e pensar soluções para problemas locais e globais. Como
forma de proporcionar um ensino de qualidade e interação, é preciso pensar espaços que
oportunizem ações formativas que permitam aos licenciandos em formação inicial o tempo
para diálogo, além de interagir, refletir, pensar e rever suas concepções, teorias, crenças
e saberes sobre o ensino e aprendizagem. Assim, com o uso da metodologia de pesquisa
Educational Design Research (EDR), identificamos um problema a partir da prática do
autor pesquisador que foi: Quais são as contribuições e os desafios da implementação de
atividades investigativas na formação inicial de professores de Ciências da Natureza no
contexto do ensino remoto? Como possível solução para o problema, planejamos e
implementamos um projeto de ensino com os estudantes de diferentes semestres e
cursos de Química, de Física e de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa
Maria. As atividades foram estruturas para trabalhar com os discentes e contou com cinco
Atividades Didáticas Investigativas (ADI) cada uma delas acompanhou um problema
investigativo, um plano de trabalho, um texto para leitura e a comunicação da solução
encontrada, sempre variando o grau de liberdade em cada ADI. Foram realizados 15
encontros, entre eles, 8 síncronos, alternados com 7 assíncronos, pela plataforma Google
Meet, juntamente com o material disponibilizado no site do Wix. Os dados coletados, com
o portfólio digital e o relatório das ADI, foram analisados através da análise de conteúdo
e identificamos três categorias a posteriori nos relatórios das ADI são elas fatos, termos,
conceitos e fenômenos científicos; utilização e abordagem de processos e procedimentos
investigativos e o impacto social, ambiental e econômico e três categorias no portfólio
sendo elas reflexões e citações, desenvolvimento profissional e atividade investigativa. As
categorias demonstram que as ADI promoveram questões conceituais, o aprender e fazer
ciências como também articulou diálogo com as questões sociais, ambientais e
econômicas, além da presença das características da ação formativa proposta e da AI
nos trechos analisados. O conjunto de ADI promoveu ações formativas buscando
estabelecer interações entre os acadêmicos e outros momentos com o pesquisador autor,
o trabalho coletivo, bem como o aprofundamento do estudo teórico e prático sobre as
características da AI. As condições para implementação trouxeram novos desafios para o
planejamento e avaliação da participação dos estudantes em um período de grandes
incertezas, medo e insegurança causados pela pandemia ao mesmo tempo que
buscamos as estratégias mais adequadas para realizar a formação com interação,
interesse e mobilização para a investigação.
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