Atividades didáticas experimentais de física no contexto de ensino remoto na educação de jovens adultos integrada à educação profissional
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Date
2023-08-28Primeiro membro da banca
Rosa, Cleci Teresinha Werner da
Segundo membro da banca
Maraschin, Mariglei Severo
Metadata
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Neste trabalho, nos propomos a investigar a viabilidade de implementação de um conjunto de Atividades
Didáticas Experimentais para o Ensino de Física no contexto de Ensino Remoto de turmas do
Curso Técnico em Eletromecânica integrado ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens
e Adultos da Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria. O
problema de pesquisa originou-se de um contexto pandêmico de Ensino Remoto; da importância da
utilização de atividades experimentais no Ensino de Física e na alfabetização científica dos estudantes;
e da concepção de pesquisa do Educational Design Research (EDR) de cunho científico que busca
propor soluções, teoricamente orientadas, para problemas de ensino-aprendizado oriundos de contextos
reais e portanto, complexos. As Atividades Didáticas Experimentais (ADE) de Física planejadas e
implementadas utilizaram experimentos visando a identificação de fenômenos físicos e seus conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais associados. A sistemática de implementação compreendeu
as seguintes etapas: (1) envio dos roteiros de experimentos didáticos aos estudantes; (2) período de
execução do experimento por parte dos estudantes (momento assíncrono); (3) entrega das imagens,
vídeos, observações e conclusões de cada experimento; e (4) discussão em aula (momento síncrono).
Portanto, os elementos levados em consideração para a análise nesta pesquisa foram: a participação
dos estudantes; o material produzido (imagens, vídeos, relatos escritos e orais); as discussões
realizadas no encontro síncrono; e o questionário de opinião. A partir da análise podemos inferir, principalmente,
que é possível pensar, planejar e implementar atividades que levem em conta a realidade
dos estudantes, incluindo ambiente familiar e profissional; os conteúdos conceituais da disciplina; a
importância e o status da disciplina no contexto do curso; os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento;
o perfil de cada turma e o nível de autonomia dos estudantes e da complexidade dos experimentos.
Além disso, foi possível abordar em maior ou menor grau os conteúdos de origem conceituais,
procedimentais e/ou atitudinais das Ciências. No entanto, o grande obstáculo para a implementação
das ADE foi o contexto de Ensino Remoto, uma vez que atividades de compartilhamento, como as
desenvolvidas, demandam a orientação de ações e encaminhamento das reflexões dos estudantes na
observação do fenômeno e na consequente construção do novo conhecimento, que dá sentido científico
para fenômenos observáveis. Destacando ainda mais a importância do papel do professor como
mediador do processo de aprendizagem dos estudantes. Por fim, os resultados evidenciaram, também,
que este trabalho docente não se finda com esta pesquisa e as ADE têm potencial para serem reaplicadas
mediante reestruturação em outros contextos e modalidades.
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