Aplicação do Teorema de Markowitz para Avaliação de Portfólios de Tecnologias Veiculares em Termos de Emissões de Gás Carbônico
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Santos, Rodrigo de Freitas
Nascimento, Viviane Tavares
Udaeta, Miguel Edgar Morales
Almeida, Carlos Frederico Meschini
Rego, Erik Eduardo
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Nos últimos anos tem havido um crescente interesse na adoção de veículos elétricos a bateria no mercado automotivo mundial, impulsionado pela busca por alternativas mais sustentáveis e eficientes em termos de energia. No contexto brasileiro, essa tendência também se torna relevante, dada a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa e a busca por maior autonomia energética. Este artigo aborda a perspectiva de adoção de veículos elétricos a bateria no mercado brasileiro, em paralelo com outra tecnologia emergente: veículos híbridos plug-in flex a etanol. Será utilizado uma adaptação da teoria do portfólio de Markowitz para composições dessas duas opções de veículos, como solução para transição energética, considerando os benefícios de cada uma em termos de emissões de gases do efeito estufa e os correspondentes desvios-padrões.
https://doi.org/10.53316/cbgd2023.009
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