Listar Educação Física Infantil e Anos Iniciais - EaD por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 103
-
A rotina de escolares no turno inverso escolar residentes da zona urbana e rural, e a interferência no estado nutricional
(2014-02-28)A obesidade, talvez seja a enfermidade mais antiga que se conhece. Conforme a pesquisa da do Ministério da Saúde, “o percentual de pessoas com excesso de peso superou, pela primeira vez, mais da metade da população brasileira, ... -
A educação física e o controle da agressividade
(2015-02-20)A escola é um espaço onde as crianças devem se sentir bem e suas ações comportamentais são mais perceptíveis. Entre os menores os sentimentos são demonstrados através de suas atitudes, por isso a criança não sabe se expressar ... -
Relação entre professores de educação física e alunos surdos em escola regular e especial da educação infantil
(2015-02-20)A educação Física escolar permite aos professores, trabalhar não só com o corpo, mas também com todas as vivências, proporcionado aos alunos um melhor preparo para inserir-se na sociedade. No caso de crianças com deficiência ... -
A importância da educação física na educação infantil nas escolas de ensino infantil dos municípios de Sapiranga e Nova Hartz/RS
(2015-02-20)Esse estudo teve como objetivo principal compreender os processos de ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física do ensino infantil de uma escola do Município de Sapiranga e uma escola do Município de Nova Hartz/RS, ... -
Percepções de professores de educação física sobre abordagens das lutas nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-20)O presente estudo investigou as percepções de professores de Educação Física (EF) sobre a abordagem do conteúdo lutas, nos anos iniciais (AI) do ensino fundamental. A metodologia consistiu em um estudo descritivo, com ... -
Avaliação motora de escolares
(2015-02-20)O desenvolvimento motor é adquirido ao longo da vida, mas é na infância que ele precisa de mais atenção para que na adolescência e na fase adulto consiga realizar suas atividades diárias sem dificuldades. O presente trabalho ... -
A dança no ambiente escolar: uma reflexão a partir da percepção docente
(2015-02-20)No processo Educacional o ensino da dança não pode ser visto apenas como um conjunto de movimentos a serem realizados, ou habilidades a serem repetidas diversas vezes. Geralmente é um espaço reservado apenas para espetáculos ... -
A construção de valores: análise da prática pedagógica dos professores de educação infantil
(2015-02-20)O presente trabalho tratou do tema: a construção de valores na Educação Infantil. Teve como objetivo verificar os valores presentes na prática pedagógica dos professores da Educação Infantil, e a relação entre esses ... -
O processo de socialização de crianças de 1º anos
(2015-02-20)O desenvolvimento humano é tema de diversas teorias e discutido por vários autores. Quando a criança chega à idade escolar, ela está sujeita a passar por diversas mudanças no âmbito social, antes suas relações que se ... -
O problema da obesidade na infância e pré-adolescência no contexto escolar em uma escola estadual de Sapiranga - RS
(2015-02-20)A obesidade e o sobrepeso constituem um dos maiores problemas em Saúde Pública, tanto em países desenvolvidos como naqueles em desenvolvimento. Justificando-se a importância de abordar a obesidade e sobrepeso de crianças e ... -
O papel do brincar nos anos iniciais do ensino fundamental nas aulas de educação física
(2015-02-20)O brincar faz parte da vida das crianças e é um meio primordial de aprendizagens, pois possibilita um repertório de desenvolvimento em vários aspectos, além da aquisição de novos conhecimentos. Diante disso, este estudo ... -
Uso da dança nas aulas de educação física infantil
(2015-02-20)A dança é a arte do movimento humano que faz parte da nossa cultura e tradições dos povos. Na escola, tem sido considerada um conteúdo importante a ser ministrado nas aulas de Educação Física, contribuindo para que os ... -
A organização de cantos temáticos de brincadeira na educação infantil: uma nova proposta para o brincar
(2015-02-20)Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso que objetivou ressignificar o brincar de uma escola de educação infantil através da proposta de organização de cantos temáticos de brincadeira. Os dados foram coletados ... -
Ludicidade e desenvolvimento motor
(2015-02-20)Ao pensarmos na Educação Física para e com as crianças é preciso considerar a brincadeira como eixo principal e linguagem fundamental e característica na infância, por isso o presente estudo se configura numa pesquisa ... -
Prática pedagógica: criação de jogos cooperativos a partir de jogos competitivos nos anos iniciais do ensino fundamental
(2015-02-20)O presente estudo situa-se nos campos teóricos e práticos da área da Educação Física, buscou abordar os jogos cooperativos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, especificamente o 5º ano, com o intuito de trabalhar com ... -
A psicomotricidade na educação física: ferramenta e fio condutor para aprendizagem na educação
(2015-02-20)A Educação Infantil abrange a primeira etapa e a mais preciosa da educação básica da vida do ser humano e os aspectos que envolvem a psicomotricidade são de extrema importância no processo educativo. Neste contexto, ... -
A realidade da educação física escolar nos anos iniciais: percepção dos professores sobre a utilização do lúdico e da recreação para a promoção do desenvolvimento motor infantil
(2015-02-20)O presente estudo investiga a realidade da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública estadual de ensino no estado do Rio Grande do Sul, onde, de acordo com a legislação ... -
A psicomotricidade na educação infantil uma revisão bibliográfica das dissertações e teses no Brasil
(2015-02-20)O estudo teve como objetivo fazer uma revisão bibliográfica das dissertações e teses do Brasil que tratam da Psicomotricidade na Educação Infantil. Dessa forma, foi realizado um levantamento das dissertações e teses no ... -
O IMC e a imagem corporal de alunos de uma escola municipal de ensino fundamental de Passo Fundo - RS
(2015-02-20)Este estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional dos escolares, através do índice de massa corporal (IMC), classificando-os segundo Conde e Monteiro (2006) e investigar a percepção da imagem corporal pela Escala ... -
Jogos tradicionais: possibilidades nas aulas de Educação Física
(2015-02-20)Os jogos fazem parte do ambiente das crianças seja na escola, na rua, em suas casas. Atraídas pelo prazer do movimento tornam-se especialistas nesta área do conhecimento, se apropriam desta cultura lúdica. Alguns desses ...