Mostrar registro simples

dc.creatorCasagrande, Aline
dc.date.accessioned2023-12-19T18:53:36Z
dc.date.available2023-12-19T18:53:36Z
dc.date.issued2023-07-31
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30899
dc.description.abstractThis thesis aims to direct the look at the contributory possibilities of the field of Philosophy of Education in the current training of teaching jurists, in particular for an influence that values the senses of experience as fundamental for a humanitarian and empathetic vision, beyond of the purely dogmatic technicality of Law. To this end, we sought to present the tensions and convergences of teaching in the baccalaureate, based on the (pre)concepts present in the academic culture, approaching professional development and the teaching identity, moving on to a reflective study of the process (de)training of the professor of Law. Then, the proposal was to add the concepts referring to violence(s) and their relationship with knowledge and reflections on training, relating their origin to the institutionalization of violence of Law by the State, in the resolution of social conflicts. The study was being developed from the existing observations in the work of Luis Alberto Warat, in particular from the theory he developed and called Pedagogy of Seduction for Law, from which it is presented as a possibility for the formation of jurists, in addition to of the restrictions imposed by the traditional view, the creation of a learning space as an environment of desire, with the teacher as an instigator of the process of academic protagonism. In this regard, the research sought support in pedagogical theories, which clarify the great paradigms of education, based on the differences in understanding regarding the participation of the subject from different schools (namely: technicist, Marxist, social critic, constructivist and new school). To carry out the research developed, a qualitative approach was used, in which the type of research was constituted in part as a theoretical-bibliographic hermeneutic nature, followed by self-reflection research on teaching performance, over fifteen years of experience in the area of legal training, seeking a hermeneutic contemplation of the narrative itselfeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDireitopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectViolência(s)por
dc.subjectLaweng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectViolence(s)eng
dc.titleO (não) lugar da sensibilidade na formação do jurista docentepor
dc.title.alternativeThe (non) place of sensitivity in the training of law professorseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente de tese tem como objetivo direcionar o olhar para as possibilidades contributivas do campo da Filosofia da Educação na atual formação dos juristas docentes, em especial para uma influência que valorize os sentidos da experiência como fundamentais para uma visão humanitária e empática, para além do tecnicismo puramente dogmático do Direito. Para tanto, buscou-se apresentar as tensões e convergências da docência no bacharelado, a partir dos (pre)conceitos presentes na cultura acadêmica, abordando-se sobre o desenvolvimento profissional e a identidade docente, passando-se para um estudo reflexivo do processo (de)formativo do professor de Direito. Em seguida, a proposta foi agregar as conceituações referentes à(s) violência(s) e sua relação com o conhecimento e reflexos na formação, relacionando sua ascedência para a institucionalização da violência do Direito pelo Estado, na resolução de conflitos sociais. O estudo foi sendo desenvolvido a partir das observações existentes na obra de Luis Alberto Warat, em especial na teoria por ele desenvolvida e denominada Pedagogia da Sedução para o Direito, que apresenta como possibilidade para formação dos juristas, para além das restrições impostas pela visão tradicional, a criação de um espaço da aprendizagem enquanto ambiente de desejo, sendo o professor um instituinte do processo de protagonismo acadêmico. Neste aspecto, a pesquisa buscou amparo na Pedagogia Universitária, com atenção voltada ao campo de estudo da formação e desenvolvimento dos saberes docentes. Para realização da pesquisa desenvolvida utilizou-se a abordagem qualitativa, em que o tipo de pesquisa se constituiu em parte como teórico-bibliográfica de cunho hermenêutico, seguida da pesquisa de autorreflexão sobre a atuação docente, ao longo de quinze anos de atuação na área da formação jurídica, buscando-se uma contempleção hermenêutica da própria narrativa.por
dc.contributor.advisor1Trevisan, Amarildo Luiz
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2534601801498544por
dc.contributor.referee1Oliveira, Elaine Dias de
dc.contributor.referee2Oliveira, Valeska Fortes de
dc.contributor.referee3Rosa, Geraldo Antonio da
dc.contributor.referee4Ferrão, Iara da Silva
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3133765074555839por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International