Análise da diferença de alfabetização financeira entre meninos e meninas nas escolas brasileiras a partir dos dados do pisa
Abstract
A alfabetização financeira é uma competência crucial em uma sociedade cada vez mais
orientada pelo dinheiro. O presente estudo tem como objetivo analisar qual o gap na
alfabetização financeira levando em conta o gênero feminino e masculino com base nos dados
do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A amostra utilizada é do PISA
2018, o programa disponibiliza dados sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos
15 anos e mensura em que medida os alunos adquiriram conhecimentos e habilidades essenciais
para a plena participação na vida social e econômica. Para tanto, foram estimadas equações de
proficiência para meninos e meninas e o método de decomposição de Oaxaca-Blinder foi
utilizado para decompor a diferença de médias de proficiência. Os resultados indicam que os
adolescentes meninos apresentam uma proficiência superior, com uma diferença de 6,65 pontos
na média em relação às adolescentes meninas. Essa discrepância é explicada pelo efeito
estrutural, sugerindo que fatores subjacentes não diretamente observados, como as dinâmicas
da divisão do trabalho doméstico e influências sociais, desempenham um papel significativo.
Collections
- TCC Ciências Econômicas [120]
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