Integração de setores e práticas de gestão de mudanças organizacionais: proposições de melhoria para a reestruturação das secretarias das unidades de ensino da UFSM
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Data
2023-12-13Primeiro membro da banca
Alves, Juliano Nunes
Segundo membro da banca
Silva, Andressa Hennig
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O New Public Management foi um movimento marcado pela adoção de práticas do gerencialismo na administração pública. Tem ênfase em resultados e na racionalização da utilização dos recursos, com a adoção de melhores práticas e desenhos organizacionais, objetivando atingir o máximo de eficiência. A partir dessa premissa e de adequações à decretos, leis federais e ao PDI da instituição, a Universidade Federal de Santa Maria reorganizou a estrutura administrativa das secretarias das unidades de ensino. A presente pesquisa teve como objetivo principal propor um modelo de melhoria de gestão, aplicadas durante a reestruturação das secretarias das unidades de ensino da instituição. Foram avaliadas, pela percepção dos servidores, as práticas de gestão de mudanças organizacionais durante o processo de implementação dessas novas estruturas administrativas. A pesquisa foi predominantemente quantitativa e o instrumento selecionado foi Práticas de Gestão de Mudanças Organizacionais. Este instrumento avalia cinco práticas de mudança organizacional (diagnóstico e alinhamento, liderança, comunicação, compensação e incentivos e treinamento). A técnica de análise de dados utilizado foi estatística descritiva, análise fatorial confirmatória, teste t, teste de Kruskal Willis, análise de regressão múltipla e para a análise das perguntas abertas, primeiro, leitura flutuante seguida de uma leitura mais aprofundada das respostas. Os resultados indicam que a média da satisfação do processo, não foi muito alta para nenhum dos grupos estudados (docentes e técnicos-administrativos), mas que a avaliação dos docentes foi um pouco mais alta do que a avalição dos TAEs, além disso, houve diferença de média quando comparados os centros de ensino. Isso nos permite observar que a mudança organizacional não foi implementada de forma homogênea em todas as secretarias. O trabalho deixa como contribuição para a Universidade Federal de Santa Maria, o diagnóstico da percepção dos servidores com relação ao processo de implementação das secretarias integradas. Além disso, uma cartilha com as proposições de melhoria do processo aplicado, para futuras mudanças organizacionais em outros centros e unidades de ensino da instituição e para outras instituições federais de ensino que passem pelo mesmo processo de mudança organizacional.
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