Eficiência da alocação de encargos didáticos: uma análise dos departamentos da Universidade Federal de Santa Maria
View/ Open
Date
2023-11-27Primeiro membro da banca
Cassel , Ricardo Augusto
Segundo membro da banca
Zucatto, Luís Carlos
Metadata
Show full item recordAbstract
O encargo didático é um importante insumo e um dos assuntos mais debatidos nas instituições
de ensino superior (IES), inclusive na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Diante
disso, esta pesquisa estuda quantitativamente a eficiência da alocação de encargos didáticos
dos Departamentos da UFSM no período de 2017 a 2021, objetivando especificamente: 1)
identificar o perfil dos Departamentos em relação aos recursos utilizados e resultados obtidos
na alocação de encargos didáticos; 2) estimar a eficiência dos Departamentos e apontar metas
e benchmarks aos não-eficientes; e 3) verificar as mudanças na eficiência dos Departamentos
ao longo do tempo. Para isso, aplicou-se a Análise Envoltória de Dados (DEA) com retornos
variáveis orientado a produto e o Índice Malmquist, operacionalizados em linguagem R.
Foram analisadas 87 DMUs (86 Departamentos e a Coordenação Acadêmica do Campus de
Cachoeira do Sul), agrupadas em dois clusters (C1-típico e C2-ênfase em pós-graduação). A
análise abrangeu dez semestres letivos (2017-1 a 2021-2) e considerou dez variáveis, sendo
uma de input (encargo didático total por Departamento) e nove de output (demandas atendidas
pelos Departamentos). Considerando o semestre mais recente analisado (2021-2), 58 DMUs
(66,67%) foram eficientes e 29 (33,33%) foram não-eficientes. O Departamento de Saúde
Coletiva (04.75) e o Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (02.71) foram os
mais eficientes em seus clusters (C1 e C2, respectivamente), enquanto o Departamento de
Artes Cênicas (08.40) e o Departamento de Ciências Sociais (06.55) foram os menos
eficientes (C1 e C2). Curiosamente, nenhuma DMU apresentou retorno de escala crescente, o
que significa que não há nenhum Departamento na UFSM que deva aumentar sua escala de
operação. Verificou-se também que 26 DMUs foram consistentemente eficientes em todos os
semestres, e quatro em nenhum semestre. Não houve nenhuma ocorrência de não-eficiência
grave e apenas quatro ocorrências de não-eficiência moderada nos dez semestres analisados,
indicando equilíbrio e estabilidade na eficiência dos Departamentos da UFSM ao alocar
encargos didáticos. O Índice Malmquist evidenciou o impacto da Pandemia COVID-19 na
produtividade das DMUs que atuam de forma considerada típica, com ênfase na graduação
(cluster C1), sendo que no primeiro semestre sob Pandemia (2020-1) houve uma redução
geral de produtividade influenciada por mudanças na eficiência técnica das DMUs (menor
participação discente), e no semestre seguinte (2020-2) houve um aumento geral de
produtividade influenciada por mudanças tecnológicas (implantação do regime REDE). Tal
fenômeno não foi identificado nas DMUs que atuam mais ativamente na pós-graduação
(cluster C2). Por fim, como produto tecnológico resultante, foi sistematizada e publicada uma
base de dados técnico-científica a partir dos dados coletados.
Collections
The following license files are associated with this item: