dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Salvadé, Emanuelle Nunes | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T17:36:10Z | |
dc.date.available | 2023-12-21T17:36:10Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/30925 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to understand dyslexia and the most obvious characteristics of this type of specific learning disorder in the educational context, as well as to analyze the pedagogical strategies developed in a municipal school in Santa Maria for a student with dyslexia and their effectiveness for his learning in the context of the ordinary classroom. For the development of the proposed study, the action research method was adopted, and the study was carried out in the second semester of 2023. The results indicate that it is essential for educators to promote an appropriate and sensitive pedagogical practice, looking at the uniqueness of each student, especially students with dyslexia. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Ensino colaborativo | por |
dc.subject | Resposta à intervenção | por |
dc.subject | Dyslexia | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Collaborative teaching | eng |
dc.subject | Response to intervention | eng |
dc.title | Dislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógica | por |
dc.title.alternative | Dyslexia: the intertwining of theory and pedagocical practice | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas numa escola municipal de Santa Maria para um estudante com dislexia e a sua eficácia para as suas aprendizagens no contexto da classe comum. Para o desenvolvimento do estudo proposto, adotou-se o método da pesquisa-ação, sendo realizado o estudo no segundo semestre de 2023. Os resultados indicam que é fundamental o educador promover uma prática pedagógica adequada e sensível olhando para a singularidade de cada estudante em especial aos estudantes com dislexia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |