Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonini, Andréa
dc.creatorSalvadé, Emanuelle Nunes
dc.date.accessioned2023-12-21T17:36:10Z
dc.date.available2023-12-21T17:36:10Z
dc.date.issued2023-12-18
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/30925
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to understand dyslexia and the most obvious characteristics of this type of specific learning disorder in the educational context, as well as to analyze the pedagogical strategies developed in a municipal school in Santa Maria for a student with dyslexia and their effectiveness for his learning in the context of the ordinary classroom. For the development of the proposed study, the action research method was adopted, and the study was carried out in the second semester of 2023. The results indicate that it is essential for educators to promote an appropriate and sensitive pedagogical practice, looking at the uniqueness of each student, especially students with dyslexia.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDislexiapor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectResposta à intervençãopor
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subjectCollaborative teachingeng
dc.subjectResponse to interventioneng
dc.titleDislexia: o entrelaçamento da teoria e a prática pedagógicapor
dc.title.alternativeDyslexia: the intertwining of theory and pedagocical practiceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo compreender a dislexia e as características mais evidentes deste tipo de transtorno específico da aprendizagem no contexto educacional, bem como analisar as estratégias pedagógicas desenvolvidas numa escola municipal de Santa Maria para um estudante com dislexia e a sua eficácia para as suas aprendizagens no contexto da classe comum. Para o desenvolvimento do estudo proposto, adotou-se o método da pesquisa-ação, sendo realizado o estudo no segundo semestre de 2023. Os resultados indicam que é fundamental o educador promover uma prática pedagógica adequada e sensível olhando para a singularidade de cada estudante em especial aos estudantes com dislexia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto