Possibilidades da lousa digital interativa para o uso hipermídia de imagens no contexto escolar
Resumo
O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação/UFSM, cujo problema central consiste em discutir as possibilidades da lousa digital para o uso hipermídia de imagens no contexto escolar. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, investigou-se como as aplicabilidades da ferramenta lousa digital interativa (LDI), podem possibilitar outras concepções de propostas pedagógicas e de práticas interativas com o uso hipermídia de imagens. Especificamente, nesta pesquisa, focou-se sobre os aspectos visuais em apresentações de propostas de História da Arte, verificando que os estudantes interagiram mais com o conteúdo quando mediados pelas TIC, e construíram uma apresentação visual segundo as suas percepções e aprendizagens, trabalhando com as imagens que já faziam parte da bagagem visual, aproximando-os de fazer relações da imagem com a escrita pesquisada e aprofundando o conhecimento entre imagem e contexto histórico.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: